08/01/2017 às 22h45min - Atualizada em 08/01/2017 às 22h45min

Dores nos pés: entenda o que é e como tratar a fascite plantar

A dor nos pés é um desconforto que atinge muitas pessoas e na maioria das vezes não recebe a devida atenção.

Da Redação
Da Redação

A dor nos pés é um desconforto que atinge muitas pessoas e na maioria das vezes não recebe a devida atenção. Geralmente, as pessoas pensam em procurar uma ajuda médica apenas após um longo período de dores intensas. Essa falta de cuidado pode ocasionar em inflamações graves do tecido que forma calcanhar e um dos problemas mais comuns é a fascite plantar.

 

A fascite plantar é uma inflamação causada na fáscia plantar dos pés, que é o tecido responsável pela conexão do osso que forma o calcanhar com os dedos. Apesar de ser comum nas pessoas entre 40 e 60 anos a fascite plantar atinge também quem pratica longas corridas, danças como o ballet e outros tipos de atividades que exigem esforço excessivo do calcanhar.

 

Os sintomas apresentados pela fascite plantar consiste em fortes dores pela manhã ao dar os primeiros passos, dores após atividades físicas ou depois de um longo período em pé e até após subir escadas. É importante procurar um médico ao apresentar os sintomas com frequência, pois ele indicará o melhor tratamento que geralmente é feito à partir de medicamentos e fisioterapia.

 

O tratamento pode durar um longo ou curto período, mas a média é de duração de nove meses. Em casos mais graves os pacientes são conduzidos à cirurgia.

 

Para aliviar os sintomas

 

É possível ter alguns cuidados em casa para aliviar os sintomas das dores nos pés. A primeira dica é manter um peso adequado, pois o quanto mais pesado o corpo for maior é a pressão sobre os pés, o que causa fortes dores e pode ajudar na evolução da fascite plantar.

 

Procure fazer um alongamento completo antes e depois das atividades físicas. Para quem sofre com dores após um esforço excessivo sobre os pés, um método aplicado por muitos atletas é o uso de gelo sobre a região dolorida entre 10 a 15 minutos.

 

Para quem sofre com dores constantes e até para a prevenção o uso de proteção para o tornozelo e palmilhas ortopédicas ajudam no tratamento da fascite plantar, além de contribuir para aliviar as dores.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.