Junto com as férias inicia também o verão que é sinônimo de muito sol, praia, piscina e diversão. Para as famílias que têm crianças pequenas o cuidado nessa época do ano precisa ser dobrado, pois com o calor surge a desidratação e outros problemas devido a exposição ao sol. Pensando nisso, elaboramos algumas para proteger os pequenos no verão e aproveitar o máximo das férias em família. Confira!
Filtro solar até nos dias nublados
O filtro solar é um dos itens mais importante no verão, ele garante a proteção da criança e dos adultos contra os raios do sol. Escolha o filtro solar específico para crianças com proteção para radiação UVA e UVB. É importante seguir as recomendações do fabricante que geralmente recomenda a aplicação do filtro solar na sombra alguns minutos antes da exposição ao sol. Verifique sempre o tempo de reaplicação do produto que dura em média de 2 a 3 horas.
Roupas, calçados e acessórios adequados
Existem roupas infantis que protegem a criança do sol. Dê preferência aos modelos de tecido leve e impermeável. Tenha sempre um chapéu ou boné para ajudar na proteção do rosto e quando optar por óculos verifique se têm proteção ultravioleta. Para a prática de esportes fora da água é importante que a criança use um tênis infantil confortável e adequado para evitar alergias, bolhas e dores nos pés. Para as demais atividades um chinelo é o suficiente.
Hidratação sempre
É importante manter a criança sempre hidratada, pois no calor o organismo perde bastante vitaminas e sais minerais. Ofereça água, suco e água de coco ao longo do dia.
Alimentação leve
Além da hidratação a base de água é importante que a criança consuma alimentos leves como frutas, verduras e legumes, pois são fáceis de digerir, além de saudáveis. A melancia é um dos aliados na hidratação por conter bastante água, já a laranja é rica em vitamina C o que ajuda nas crises de rinite.
Hora certa para passeios
Os horários mais adequados para a exposição ao sol é pela manhã ou no final da tarde, pois nesse período o os raios solares são menos agressivos e o calor intenso pode provocar insolação e mal-estar não apenas nas crianças, mas em todos.