06/12/2013 às 11h25min - Atualizada em 06/12/2013 às 11h25min

Conselho de Cultura de São Roque não se renova por falta de quorum

“A cultura não se herda, conquista-se.”

O pensamento do escritor francês, André Malroux, que abordava assuntos políticos e culturais, cai como luva sobre o cancelamento da eleição dos membros da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura de São Roque, em reunião do Fórum Permanente de Cultura, na última segunda feira, por falta do comparecimento do número de pessoas necessário, conforme pede o regimento interno. Não houve quorum nem para compor a chapa de cinco candidatos e seis suplentes (dado que o presidente do Fórum de Cultura já é membro nato do Conselho), cargos a serem preenchidos nessa eleição.

Com a recente aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a criação do Fundo Municipal de Cultura de São Roque, o Conselho de Cultura, além de ter papel preponderante na decisão das políticas públicas no município, terá também a função de administrar a verba do Fundo, destinada aos projetos de artistas e produtores culturais nos próximos anos. A inclusão do município no Sistema Nacional de Cultura é consequência de muitos anos de luta de um pequeno grupo, que se empenha nos estabelecimento das políticas públicas que vão beneficiar a classe artística em São Roque.

Cultura não cai do céu

É inadmissível que uma cidade com tantos talentos, artistas e grupos culturais formados, não se empenhe em participar dos processos de decisão da destinação de verbas públicas, e da condução das ações políticas voltadas ao setor cultural em São Roque. É preciso conquistar espaços e não esperar que tudo caia do céu, ou que fique como está.

Hoje existem muitas formas de participação nos processos de decisão sobre o setor cultural, visando a melhoria das condições de trabalho e incentivo aos artistas e produtores culturais em todo o país. É preciso informar-se e participar dessa caminhada. Não apenas criticar o poder público e exigir, sem estar presente.

A eleição dos membros da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura foi novamente marcada para o dia 16 de dezembro, às 19 horas, no salão do setor de música da Brasital-SR. Artistas, produtores culturais e cidadãos de São Roque estão convocados.

Acesse neste endereço, o blog do Conselho Municipal de Cultura de SR: http://conselhomunicipaldeculturasr.blogspot.com.br/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.