Trabalhar durante oito horas por dia ou mais em frente a um computador pode ser bastante cansativo. Além do estresse e do cansaço, você ainda chega em casa com uma incômoda dor nas costas. Essa rotina é vivida por cerca de 80% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), e todas essas pessoas já sofrem ou vão sofrer com problemas de coluna no futuro. Não é à toa que a dor lombar é a segunda maior causa de visita de pacientes aos médicos, perdendo apenas para a dor de cabeça.
Especialistas indicam uma pausa de 10 minutos a cada uma hora trabalhada para levantar, tomar um café ou ir ao banheiro. Assim, você consegue diminuir a pressão nos quadris e consegue manter a posição ereta por mais tempo. Mas existem outras recomendações:
Comece no ambiente de trabalho
- Mantenha a tela do computador na altura dos olhos; assim, você não precisa manter a cabeça inclinada durante o trabalho. Outra coisa importante é manter o teclado e o mouse na altura dos braços da cadeira para não ficar inclinado para a frente e conseguir apoiar os braços;
- Escolha uma cadeira giratória confortável, com rodinhas e braço regulável;
- O apoio de pé é fundamental. Ele levanta a parte posterior das pernas e facilita a circulação do sangue, evitando inchaços e dores no fim do dia.
No carro
Evite reclinar demais o banco. Deixe o encosto numa posição confortável que você consiga apoiar a cabeça e as costas, e encaixe o quadril sem esticar muito os joelhos.
Para dormir
A posição mais recomendada é de barriga para cima, com um travesseiro baixo na cabeça e outro sob os joelhos. Mas se ela for desconfortável, deite-se de lado com um travesseiro um pouco mais alto na cabeça, capaz de preencher o espaço entre o colchão e a sua cabeça; outro travesseiro baixo deve ser acomodado entre os joelhos.