23/12/2016 às 16h20min - Atualizada em 23/12/2016 às 16h20min

Dores nos pés durante a gravidez: aprenda aliviar os sintomas

Para eliminar ou aliviar as dores e o cansaço no período de gestação existem métodos simples que podem ser feitos em casa, porém se as dores permanecerem por muito tempo é importante procurar um ortopedista para que seja orientado um tratamento mais adeq

Da Redação Imagem:Pixabay
Da Redação Imagem:Pixabay

A gravidez é um momento esperado por muitas mulheres, porém tem suas particularidades. Devido às alterações hormonais é comum que dores nas pernas e nos pés surjam com mais frequência, afinal o inchaço e o aumento de peso é natural durante a gravidez. Para eliminar ou aliviar as dores e o cansaço no período de gestação existem métodos simples que podem ser feitos em casa, porém se as dores permanecerem por muito tempo é importante procurar um ortopedista para que seja orientado um tratamento mais adequado.

 

Além do inchaço e o aumento de peso, as dores nos pés e pernas durante a gravidez podem estar relacionadas à pequenas deformidades nos pés devido ao mau posicionamento ao caminhar ou deformidades ósseas. As causas mais comuns são devido ao uso de calçados inadequados; o formato do pé, que pode ser chato ou com a curvatura muito alta; joanetes; e, até esporão de calcâneo que é um calo ósseo que se forma dentro do calcanhar causando a inflamação fáscia plantar (leia mais aqui sobre o esporão).

 

Para aliviar as dores

 

Uma boa dica para aliviar o cansaço e as dores é mergulhar os pés na água morna e fazer massagens com óleo de amêndoas. Deitar no sofá com os pés para cima sobre uma almofada é outra solução para aliviar os sintomas. Existem meias elásticas específicas para grávidas que também é uma ótima opção. Isso tudo ajuda a ativar melhor a circulação do sangue.

 

Alguns hábitos devem ser evitados como o uso de sapatos inadequados e sobretudo desconfortáveis. Muitas pessoas possuem a pisada errada que podem ser facilmente corrigidas através de palmilhas ortopédicas. Fuja de rasteirinhas e chinelos muito ralos, pois não proporcionam o conforto que os pés precisam. O ideal é fazer uso de calçados que tenham saltos grossos de cerca de 3 centímetros para ajudar no equilíbrio da coluna lombar.

 

A alimentação é outro fator importante, pois alimentos com muito sal contribuem para a retenção de líquido. Procure manter uma alimentação equilibrada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.