14/12/2016 às 14h15min - Atualizada em 14/12/2016 às 14h15min

Representantes da saúde buscam Santa Casa mas não conseguem respostas na irmandade

Da redação: Rafael Barbosa - Foto: Portal Vander Luiz
Da redação: Rafael Barbosa - Foto: Portal Vander Luiz

Representantes da Comissão de Saúde da Câmara de São Roque, da Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal, da futura Diretoria de Saúde de São Roque e do Conselho Municipal de Saúde estiveram na Santa Casa na manhã desta quarta-feira (14), para discutir a situação da irmandade no município.

A reunião havia sido marcada há uma semana com o interventor da Santa Casa, Francisco Tibiriçá, para que a situação do hospital fosse debatida e para que fossem apresentados alguns documentos previamente requisitados sobre a situação financeira do hospital e relacionados a prestação de contas ainda não realizada pela FENAESC, Organização Social responsável pela Santa Casa.

Entretanto, Tibiriçá cancelou o encontro ao alegar que estava em uma reunião na Prefeitura de São Roque. Em entrevista ao Jornalista Vander Luiz, o interventor afirmou que havia comunicado o cancelamento da reunião com antecedência e que em nenhum momento houve desrespeito com os presentes.

Entretanto o cancelamento da reunião parece ter pego os representantes da saúde municipal de surpresa. Segundo a Diretora de Saúde do município Margareth Andreolli Pinto, apesar da FENAESC ter sido notificada varias vezes, a organização social ainda não apresentou as prestações de contas de suas atividades na Santa Casa, o que impede a Prefeitura de enviar a verba destinada a irmandade. “Já foram dados todos os prazos possíveis, o último deles acabou no dia 30 de novembro, onde eles (a FENAESC) se comprometeram a regularizar esta situação, mas até o momento isso não ocorreu”, afirmou.

Membros da Comissão de Saúde da Câmara, os Vereadores Etelvino Nogueira e Mestre kalunga também estiveram presentes e afirmaram que até o momento a Casa de Leis do município tem feito sua parte para auxiliar o hospital, já tendo enviado cerca de um milhão e cinquenta mil reais em verba excedente da câmara para a irmandade. “A Câmara de São Roque está preocupada com a irmandade e tem feito o possível para ajudar a resolver a situação do hospital”, afirmou Etelvino.

Sem os repasses a situação da irmandade se agrava a cada dia e pode render frutos amargos no futuro, já que segundo a futura Diretora de Saúde de São Roque, Andréa Moraes Rodrigues, que deve assumir a partir de 2017, A falta de prestação de contas pode resultar em uma diminuição da verba enviada pelo Governo Estadual e Federal ao hospital, o conhecido Teto MAC. “É uma situação muito preocupante”, firmou a futura diretora de Saúde.

Greve continua e representações devem ser feitas contra o hospital

Em greve desde segunda-feira (12), funcionários da Santa Casa continuam com o movimento paredista e já organizam uma manifestação que deve partir da Santa Casa e ir em direção a Prefeitura de São Roque. A manifestação estava sendo organizada para sexta-feira (16), mas pode ser antecipada para esta quinta-feira (15).

Segundo o diretor Sindicato dos Servidores do Setor de Saúde (SinSaúde), Fancisco Almeida , o movimento continua com 30% de funcionários atuando dentro da irmandade e segue até que o pagamento dos funcionários seja realizado, entretanto o sindicato já estuda a possibilidade de realizar uma representação contra o hospital no Ministério Público.

Entretanto, outras duas representações contra o atendimento na Santa Casa devem ser protocoladas, uma em São Roque por representantes da Comissão de Saúde da Câmara, da Diretoria de Saúde da Prefeitura Municipal, da futura Diretoria de Saúde de São Roque e do Conselho Municipal de Saúde. A outras deve ser protocolada em Mairinque por representantes da saúde de Mairinque, Alumínio e Araçariguama.

Funcionários da Santa Casa falam com representantes da saúde municipal 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.