Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado causa diversas doenças respiratórias. Mas, ao contrário disso, esse equipamento é um grande aliado para a nossa saúde, pois atua na refrigeração e na umidificação do ar, além de reduzir a proliferação de doenças.
É importante saber, portanto, que a falta de limpeza do equipamento e, principalmente, do filtro, é o que de fato faz mal para a saúde. Por isso, verifique as indicações do fabricante para fazer a manutenção do ar-condicionado adequadamente.
A importância dos filtros para o ar-condicionado
Os filtros são indispensáveis para o bom funcionamento do aparelho. Eles são responsáveis pela retenção de todas as impurezas do ar e pela melhoria no processo de refrigeração.
Alguns fabricantes estão adicionando um dispositivo que avisa ao usuário a hora de limpar e, também, de trocar os filtros. Quem não tem esse recurso, pode conferir aqui os sinais para saber que está na hora de fazer a manutenção do seu ar-condicionado.
Redução no desempenho
Se o equipamento está demorando para refrigerar o ambiente, pode ser um sinal de que já está na hora de trocar os filtros, pois, com o aparelho funcionando dessa forma, certamente o consumo de energia elétrica aumentará. Portanto, verifique também se a sua conta de luz aumentou.
Mau odor no ambiente
Caso a limpeza dos filtros não seja feita com frequência, o acúmulo de fungos e bactérias pode resultar na liberação de mau cheiro no local, além do fato de o acúmulo de sujeira danificar o aparelho.
Crises alérgicas
Se alguém da sua família estiver com constantes crises de alergia, falta de ar, irritação nos olhos e espirros, pode ser um sinal de que o seu ar-condicionado está inadequado para uso.
O equipamento está gotejando
Outro aspecto a ser avaliado é se a parte interna do ar-condicionado está com vazamento de água – pode se tratar de um desnivelamento dos filtros ou de grande acúmulo de sujeira neles.
O ideal é não esperar que esses sinais apareçam para que seja feita a manutenção do equipamento. O mais indicado é limpar os filtros quinzenalmente e trocá-los a cada seis meses.