13/12/2016 às 11h33min - Atualizada em 13/12/2016 às 11h33min

Quando trocar o filtro do ar-condicionado?

Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado causa diversas doenças respiratórias.

Da Redação foto:Divulgação
Da Redação foto:Divulgação

Muitas pessoas acreditam que o ar-condicionado causa diversas doenças respiratórias. Mas, ao contrário disso, esse equipamento é um grande aliado para a nossa saúde, pois atua na refrigeração e na umidificação do ar, além de reduzir a proliferação de doenças.

É importante saber, portanto, que a falta de limpeza do equipamento e, principalmente, do filtro, é o que de fato faz mal para a saúde. Por isso, verifique as indicações do fabricante para fazer a manutenção do ar-condicionado adequadamente.

 

A importância dos filtros para o ar-condicionado

Os filtros são indispensáveis para o bom funcionamento do aparelho. Eles são responsáveis pela retenção de todas as impurezas do ar e pela melhoria no processo de refrigeração.

Alguns fabricantes estão adicionando um dispositivo que avisa ao usuário a hora de limpar e, também, de trocar os filtros. Quem não tem esse recurso, pode conferir aqui os sinais para saber que está na hora de fazer a manutenção do seu ar-condicionado.

 

Redução no desempenho

Se o equipamento está demorando para refrigerar o ambiente, pode ser um sinal de que já está na hora de trocar os filtros, pois, com o aparelho funcionando dessa forma, certamente o consumo de energia elétrica aumentará. Portanto, verifique também se a sua conta de luz aumentou.

 

Mau odor no ambiente

Caso a limpeza dos filtros não seja feita com frequência, o acúmulo de fungos e bactérias pode resultar na liberação de mau cheiro no local, além do fato de o acúmulo de sujeira danificar o aparelho.

 

Crises alérgicas

Se alguém da sua família estiver com constantes crises de alergia, falta de ar, irritação nos olhos e espirros, pode ser um sinal de que o seu ar-condicionado está inadequado para uso.

 

            O equipamento está gotejando

            Outro aspecto a ser avaliado é se a parte interna do ar-condicionado está com vazamento de água – pode se tratar de um desnivelamento dos filtros ou de grande acúmulo de sujeira neles.

 

            O ideal é não esperar que esses sinais apareçam para que seja feita a manutenção do equipamento. O mais indicado é limpar os filtros quinzenalmente e trocá-los a cada seis meses.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.