09/12/2016 às 15h56min - Atualizada em 09/12/2016 às 15h56min

Escola Musical de Alumínio irá atender alunos da região

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

A Escola Municipal de música de Alumínio Irá atender alunos de outras cidades a partir de janeiro de  2017. Uma das melhores escolas musicais da região a instituição angariava praticamente apenas estudantes do próprio município, entretanto, a escola pretende expandir seus horizontes em 2017, levando seu nome para além da sua cidade sede e também trazendo pessoas interessadas em descobrir o prazer da música.

A escola de música está localizada na Praça João de Castro Figueiroa, nº 02, na Vila Industrial, em Alumínio e o período de rematricula  acontecerá entre os dias 02 a 07 de janeiro e a abertura de vagas e lista de espera a partir do dia 09 de janeiro. O processo seletivo de novos estudantes, com teste auditivo, ocorrerá entre os dias 06 a 09 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 10 de fevereiro. O início das aulas e entrevistas para novos alunos está programado para o dia 13 de fevereiro e o contato com a instituição pode ser feito através do (11)4715 2241 ou através da página do Facebook @escolademusicadealuminio.

A Escola atualmente oferece o curso de Música, Piano Clássico, Teclado, Violão, Bateria, Violino, Saxofone, Teoria, Musicalização, História da Música e Prática de Conjunto, além de dança e Clássico acadêmico (Jazz – Street), atendendo cerca de 200 alunos no curso de música e 174 no curso de dança. Entretanto a escola tem planos futuros de abranger novas área de atuação, como a volta das aulas de coral, entre outros planos.

A pedido da instituição nossa reportagem visitou a escola e pode conferir o nível das suas acomodações, que chamam a atenção de imediato. Todas as salas de aula são especificas para suas disciplinas, contando com isolamento acústico e ar condicionado, ale dos próprios instrumentos, que podem ser utilizados nas aulas e também agendados para prática dos estudantes. "É muito difícil encontrar uma escola que possua o nível da estrutura que atualmente temos, seja ela nas escolas particulares e principalmente a nível público”, afirmouLuiz Otávio, professor de piano e teclado.

Ao conhecermos os professores da instituição, descobrimos que todos os docentes são concursados e possuem anos de experiência na área educacional e musical, o que os torna aptos a elaborarem aulas que ajudem os estudantes a atingirem o seu potencial  a entrarem em qualquer instituição musical. "O sistema de ensino que transmitimos aqui é elaborado para que aluno tenha o conhecimento intermediário exigido por instituições de ensino superior, para que ele esteja apto a realizar audições ou outras avaliações que são exigidas em faculdades, conservatórios ou mesmo caso ele queira prosseguir profissionalmente”, afirmou o professor de violão,José Marcos Rodrigues, que passa aos alunos um material desenvolvido por ele mesmo.

Por ser uma instituição pública, o ensino é totalmente gratuito, entretanto o nível de dedicação exigido na escola não é pequeno. Embora atualmente as avaliações sejam ministradas em provas semestrais, a partir de 2017 os exames serão realizados em bancas, seguindo o padrão já praticado em outras instituições de ensino e caso o aluno falte três vezes consecutivas ou cinco vezes no semestre ele perderá automaticamente a vaga na escola.

Assim, a escola pretende continuar com seu auto nível de ensino a todos aqueles que queiram aprender sobre musica. ““Chegou o momento de levarmos o nome da escola para os outros municípios e também esperamos que isso nos traga estudantes que venham com garra e vontade de aprender. Na minha experiência como musico e professor aprendi que, além do fator artístico, a música é uma experiência de vida, pois transmite uma carga cultural muito grande e que transforma a pessoa. Acredito que realizamos um trabalho muito bonito aqui e queremos compartilhá-lo com a nossa região”, afirmou o professor Fernando Kitagawa, que também assumirá a Secretária de cultura no futuro governo de Bimbão,  Prefeito Eleito de Alumínio.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.