Pouco mais de 300 pessoas chegaram ao extremo nesse último sábado (26), nas dependências da Fatec São Roque. O evento,“Tour Extremo: Aventure-se! Nada substitui uma experiência”,ocorreu por todo o período diurno e trouxe ao público presente os diversos caminhos para o crescimento deste segmento na cidade, contando com a participação de expositores, palestrantes e de atividades relacionadas ao turismo de aventura.
Logo pela manhã, o “aquecimento” feito pela professora Jake Cardoso deu início às atividades esportivas do evento. Logo em seguida, a equipe de ciclo-turismo Pediverde ministrou uma oficina de manutenção de bikes, para ajudar os ciclistas de primeira viagem.
O Movimento do Pedal São Roque, às 10h, saiu para um passeio turístico pelo centro de São Roque, passando pelas principais avenidas da cidade e por um breve trecho do Roteiro do Vinho.
O professor Divanil Urbano, responsável pela disciplina de eventos, conta que o evento atingiu as expectativas de público e de qualidade, uma vez que o mesmo é fruto da produção acadêmica do 2º semestre de Gestão de Turismo.
“Como foi excelente ver esses futuros profissionais realizando um evento desenvolvido com muito profissionalismo e responsabilidade, e somado pela importância do turismo aventura, como proposta de movimentar a cidade de São Roque” – Comentou o Professor.
A primeira palestra realizada foi a da equipe Piratas de Mairiporã com o tema: Esportes Náuticos adaptados para pessoas com deficiência, que apresentou diversas possibilidades de práticas para a canoagem e o “stand up”.
O palestrante Vitor Coelho conta que essa empreitada é recente, mas que a proposta é promissora e que inúmeras pessoas já procuraram a equipe, com o intuito de praticar a modalidade.
“Na semana passada, eu recebi uma ligação de uma pessoa que dizia ser um paraplégico e que estava interessado em praticar a canoagem adaptada. Esse contato me deixou muito feliz, pois eu senti que estava ajudando o próximo e poder vir aqui(São Roque), contar isso aos estudantes é muito gratificante. É como passar uma linda mensagem para frente” – Comentou o instrutor.
Entre os expositores de fora, EliudePicirillojunto com a empresa Flex Tour foi o representante são-roquense no Tour Extremo. Eliude expos suas aventuras aos visitantes, quando ainda era o “Piloto Picirillo”, e apresentou suas novas empreitadas como o “Alpinista Picirillo”.
“Foi uma ótima experiência! Pude trocar ‘figurinhas’ com os demais expositores e palestrantes, além de fazer e falar sobre aquilo que eu gosto, que são as aventuras” - Afirmou Eliude.
Junto as atividades externas, foi proposto pelo evento a prática do “Slackline” dentro da FATEC. A atividade reuniu visitantes, expositores, alunos e professores em uma nova experiência.
Por fim, ao fim do evento foi realizada uma caminhada turística pelas dependências do Centro Cultural Brasital.
O evento “Tour Extremo: Aventure-se! Nada substitui uma experiência”foi uma realização do 2º semestre curso de Gestão de Turismo, contou com o Apoio Institucional do Centro Paula Souza, através Faculdade de Tecnologia de São Roque, bem como o patrocínio das seguintes empresas: Vila Don Patto, Translal, Rádio Coluna FM, Lanchonete Opção, O Mundo Sokz, Penalty, Movimento do Pedal, Mr Sports e Cantina Tia Lina.