05/12/2016 às 16h14min - Atualizada em 05/12/2016 às 16h14min

AIDS mata 12 mil pessoas no Brasil a cada ano e cresceu entre jovens de 15 a 24 anos

Dr. Consulta
Dr. Consulta

Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou um contraste entre o conhecimento e prática quando o assunto é prevenção da Aids. O levantamento com 12 mil pessoas mostrou que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids. Mas 45% dos entrevistados assumem não terem usado preservativos nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. 

Por ano, 12 mil brasileiros morrem por consequências da doença.O grupo que mais preocupa é o de jovens entre 15 e 24 anos, faixa etária em que o número de pessoas diagnosticadas com a doença tem aumentado. Em sete anos, o crescimento foi de 40%. Um dos argumentos para esse crescimento é o aumento no número de parceiros, um grau menor de proteção e desconhecimento dos reais perigos da doença.

“Os mais jovens não viram o efeito devastador da doença em personalidades ou em pessoas próximas. É uma geração que iniciou a vida sexual sabendo que existe a possibilidade de tratamento, que, inclusive,é fornecido pelo Sistema Único de Saúde(SUS), gratuitamente. Porém, estes jovens desconhecem os efeitos adversos da terapia antirretroviral. O fundamental mesmo é praticar a prevenção", reforça a infectologista da rede de centros médicos dr.consulta, Lilian Mitiko Ouki.

A médica alerta ainda sobre a preocupação com a população acima de 60 anos, que já há alguns anos está mais sexualmente ativa e, muitas vezes, se descuida na prevenção e não faz o exame anualmente. 

Procure atendimento médico

Consultas com infectologistas, teste de HIV e também vacinas para HPV (papiloma vírus humano) são serviços disponibilizados nas 26 unidades da rede dr.consulta em São Paulo. O HPV é outra doença sexualmente transmissível que atinge milhares de pessoas no País e, nas mulheres, pode causar o câncer de colo do útero. Só para ter ideia, esse tipo de câncer hoje faz 4.800 vítimas todos os anos no Brasil. Vale destacar que, pacientes portadores de HIV, manifestam o HPV de forma mais grave.

Vale citar que a rede ganha três novos endereços no mês de dezembro. Consolação, Mauá e Taboão da Serra terão unidades abertas respectivamente nos dias 1º, 6 e 13. Mais informações sobre horários e locais de atendimento no site www.drconsulta.com.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.