05/12/2016 às 11h03min - Atualizada em 05/12/2016 às 11h03min

Saiba como tratar cães que sofrem com lágrimas ácidas

As lágrimas ácidas, também conhecidas como cromodacriorreia, podem causar manchas no canto do olho dos cães

Fonte: Ig / Canal do Pet
Fonte: Ig / Canal do Pet

Você já reparou que algumas vezes o seu cãozinho apresenta no canto dos olhos algumas manchas úmidas e escuras, dando a impressão de que ele estava chorando? Essas manchas que dão ao cão uma carinha tristonha são chamadas de lágrimas ácidas e também podem ser conhecidas como cromodacriorreia. Muitos cães podem ter esse problema, no entanto, algumas raças apresentam maior suscetibilidade, entre elas estão o poodle, o shi-tzu e o maltês.

O problema das lágrima ácidas surge pelo simples fato da região dos olhos dos pets ser um local úmido, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias, proporcionando o surgimento da cromodacriorreia. Olhando assim, parece não ser algo muito grave, mas se a mancha de lágrimas em cães não for tratada da forma adequada pode acabar afetando outras regiões do corpo do animalzinho, como a boca e a pata, por exemplo. 

As causas das lágrimas ácidas 

Se você reparou que o seu animal de estimação tem manchas no canto do olhos, então ele pode estar com cromodacriorreia. Para que você possa começar o tratamento, precisa estar ciente das causas do problema, que pode ser várias. 

Entre as causas é possível destacar o próprio metabolismo, que possibilita a produção de lágrimas em excesso. Além disso, a alimentação também pode ter participação fundamental, já que alguns elementos que estão na ração podem conter substâncias que causam alergia, ocasionando o aumento das lágrimas e o surgimento dos fungos. 

Não esqueça também de que a água que o seu pet bebe também pode ter relevância para o surgimento das lágrimas ácidas, por causa das substâncias que estão presentes nela. Por isso a importância de dar água filtrada para ele. Outro ponto que deve ser levado em conta para a possível causa da mancha de lágrimas ácidas em cachorro são alguns brinquedos que podem contar com substâncias corantes, gerando assim uma reação no organismo do animalzinho e ocasionar o problema.

 Em determinados casos, a conjuntivite não pode ser descartada como a origem da Cromodacriorreia. Por isso, é importante que você leve o seu pet ao veterinário periodicamente.

O tratamento de lágrimas ácidas

O primeiro passo para o tratamento de qualquer tipo de doença é descobrir a causa, para impedir que o problema volte. O principal tratamento das lágrimas ácidas consiste na higienização, ou seja, a manutenção dos olhos dos cachorros limpos. Isso não melhora apenas o aspecto estético, mas também a saúde do animal. 

Outra alternativa que pode ajudar muito no tratamento é a massagem, feita com cuidado, no canto dos olhos, o que evita o entupimento dos canais lacrimais. Há também a possibilidade do uso de colírios específicos, indicados pelo veterinário. Dentro das opções de tratamento das lágrimas ácidas, a mais radical e utilizada para casos extremos, é a intervenção cirúrgica.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.