A Polícia Militar formou na tarde de segunda-feira a última turma de alunos do PROERD em 2016, em cerimônia realizada em no CEMEC de Mairinque. Esta foi a 3° formatura de alunos no município, congratulando 180 crianças do 5º ano que deixam o programa com uma nova visão sobre civilidade, o combate as drogas e a violência. “Temos um trabalho direcionado as crianças do 3º ao 5º ano embora especificamente em Mairinque trabalhemos apenas com jovens da quinta série, pois esta é a idade em que elas assimilam mais facilmente os ensinamentos que queremos transmitir a elas sobre os malecificos do álcool da violência e das drogas”, afirmou o instrutor do programa em São Roque, Cabo Simões.
A ação é uma adaptação brasileira da iniciativa norte-americana Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de criar uma ação conjunta entre as policias militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes. O programa ensina os jovens a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para o uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Atualmente a iniciativa está presente em todo o Brasil, atuando em três frentes: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, educação de 4ª série/5º ano do ensino fundamental e educação para Pais/Responsáveis. A iniciativa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.