25/11/2016 às 01h47min - Atualizada em 25/11/2016 às 01h47min

Revisão veicular garante o melhor desempenho do automóvel

O mecânico é o médico dos carros.

Da Redação Imagem: reprodução pixabay.com
Da Redação Imagem: reprodução pixabay.com

O mecânico é o médico dos carros. E assim como na saúde humana, é sempre mais complicado recorrer às oficinas apenas no momento em que aparecem defeitos/doenças. Por isso é tão importante que se faça os check-ups. É a oportunidade de detectar a iminência dos danos antes que eles aconteçam. O check-up automotivo também é conhecido por outro nome: revisão veicular.

 

A recomendação das montadoras é de que a revisão automotiva tem de ser realizada a cada 10 mil quilômetros rodados ou a partir do sexto mês de uso – qual condição chegar primeiro. O C3 da Citroën e o Versa da Nissan são dois exemplos de carros que já incluem, no valor da sua compra, o custo de revisão que é feita em oficina autorizada.

 

A revisão é uma forma de criar uma cultura de se antecipar aos problemas ou como diz o dito popular, é melhor prevenir do que remediar. O conserto das peças automotivas será sempre mais custoso do que seu ajuste preventivo e recuperação.

 

Como é feita a revisão?

 

Um procedimento básico de check-up automotivo consiste na verificação de todos os sistemas do carro. Esse exame geral será o laudo que dirá qual é a condição do veículo. Motor, frenagem, correias e itens de segurança são alguns dos equipamentos que são inspecionados; há a troca dos fluidos de óleo do motor e de freios e a troca dos filtros de ar e de combustível.

 

Conforme o aumento da quilometragem do veículo, mais elementos entram na vistoria: amortecedores, velas, cabos, sistema de arrefecimento, etc. Isso significa dizer que a revisão veicular dos carros seminovos deve ser ainda mais apurada.

 

Benefícios da revisão

 

Além do desempenho melhor, efeito do ajuste de peças, a revisão veicular traz outras vantagens para o automóvel: aumenta sua vida útil, evita a desvalorização (permitindo uma boa revenda) e previne gastos com reboques, consertos e também com multas – alguns equipamentos têm de estar obrigatoriamente conservadas por determinação legal.

 

Antes da revisão, porém, você pode tomar medidas básicas para a manutenção do bom estado do seu veículo. Checagens dos níveis de água e óleo (feitas somente com o motor frio) e calibragem dos pneus são algumas delas. Ao dar atenção diária a tais aspectos, seu carro poderá ter um futuro mais saudável.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.