29/11/2013 às 10h07min - Atualizada em 29/11/2013 às 10h07min

Fotógrafo de Mairinque se destaca no Mapa Cultural Paulista

O evento é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo

No último sábado (23) aconteceu na cidade de Tatuí, a fase regional do Mapa Cultural Paulista com as categorias Artes Visuais e Literatura.

O Mapa Cultural Paulista é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. Criado em 1995 tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural. Entre expressões artísticas contempladas no projeto, estão o Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas do Governo do Estado para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, apresentam-se na capital paulista.

A cidade de Mairinque teve destaque com o Fotógrafo Edu Malta, que ganhou a fase regional na categoria Artes Visuais - Fotografia.

É a segunda semi-final de concurso fotográficos que Edu Malta participa esse ano. No primeiro semestre foi semifinalista do “PhotoSalon de Kumanovo”, da Macedônia, se destacando entre os 82 países escritos.

O fotógrafo apresentou seu novo trabalho “A paixão e suas Angústias”. A série fotográfica retrata as angústias sofridas pela paixão. Uma série de 16 fotografias compila os principais sintomas da dor e sofrimento que as pessoas vivenciam ao se sentirem não correspondidas diante daquilo que desejam, o amor.” Neste concurso três fotografias foram inscritas: O Sufoco da Alma; A Cegueira da Percepção; O Sofrer em Silêncio.

Esse trabalho contou  com o experiente “ator/performer” Outro Luiz, que através de sua arte, exprimiu os sentimentos previamente pesquisado por ambos, por meio de entrevistas anônimas divulgadas em redes socais. A decisão de usar um “performer”, surgiu da necessidade em ter uma atuação mais intensa  e principalmente divulgar um trabalho de Performance, ainda muito pouco conhecido pela população.

Edu Malta e Outro Luiz, estão produzindo uma instalação desse trabalho na região em local a ser definido, onde pretendem inovar a forma de expor as fotografias.

A fase de premiação do Mapa Cultural Paulista, será no primeiro semestre de 2014 na cidade cidade de São Paulo, que terá como concorrentes as 13 regiões do Estado.

Mais informações no site: www.mapaculturalpaulista.org.br

Sobre o fotógrafo:
Currículo:
Edu Malta, começou a fotografar aos 17 anos, quando adquiriu sua primeira Reflex. O destino o levou a cursar Administração de Empresas, mas sua paixão por Artes sempre esteve presente em sua vida através da música e seu contrabaixo acústico. A fotografia por anos foi um hobby e uma forma de analisar e registrar fragmentos do cotidiano. O destino mais uma vez insistiu e o levou a mudar o status  de hobby para “profissão. Com isso, participou de diversos cursos livres, profissionalizantes e workshops, estagiou com  fotógrafos de renome e atualmente é pós graduando em fotografia pela UNIARA. Atualmente trabalha com fotografia empresarial e publicitária e possui projetos de Documentários, com forte apelo ao resgate cultural de cidades do interior do Estado de São Paulo. Em seus projetos pessoais, suas fotos basicamente retratam emoções humanas e se inspira na escola tenebrista de Caravaggio, MattiaPreti, Francisco de Zurbarán e tantos outros para que de forma sutil, tente transparecer a angústia, sofrimento, melancolia e por outras vezes reflexão sobre o contexto que vivemos. Por meio de fundos rasos, muitas vezes obscuros, utiliza luzes nos detalhes importantes da imagem, entregando assim, imagens marcantes daquilo que podemos chamar de caos.

Contatos:
email: [email protected]
website: www.edumalta.com.br
Tel: (11)9 9951 0355

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.