A Black Friday caiu mesmo no gosto dos brasileiros. Já virou hábito na vida de muitos internautas aguardar ansiosamente a última sexta-feira de novembro para aproveitar descontos de até 80% em eletrodomésticos, eletrônicos, entre muitos outros produtos vendidos nas lojas virtuais.
A cada ano, mais pessoas aproveitam a data, inclusive para comprar presentes de Natal. Há também quem seja mais controlado e aproveite para comprar itens de maior valor, como uma nova máquina de lavar por exemplo. Quanto mais caro for o produto, maior a chance de obter um desconto significativo.
Black Friday 2016 promete ser a mais lucrativa até hoje
No Brasil, o sucesso da Black Friday tem sido tanto que não é só os e-consumidores que sonham com ela. As equipes das lojas virtuais também contam os minutos. Para se ter uma ideia, a expectativa é que durante as 24 horas do próximo dia 25 de novembro, o e-commerce nacional fature algo em torno de R$ 2 bilhões.
Deixando as projeções de lado, o fato é que até o momento a Black Friday 2015 registrou o maior faturamento em nosso país: nada menos do que R$ 1,5 bilhão de reais em vendas de produtos.
Com o ticket médio de quase R$ 500 (R$ 492), a edição do ano passado lucrou 76% a mais do que a Black Friday 2014. Na ocasião, o faturamento foi de R$ 872 milhões de reais.
Os dados, que foram registrados pela ClearSale, comprovam que nem mesmo a crise econômica é capaz de fazer os brasileiros deixarem de aproveitar grandes descontos.
Dicas para vender mais na Black Friday Crie novas oportunidadesUma das empresas que tem faturado alto com essa data comercial é a Gazin Atacado. A loja virtual dá dicas de como vender mais e fidelizar clientes na Black Friday. O segredo, segundo o e-commerce, é criar diferentes oportunidades na última sexta de novembro.
Aproveite a chance para começar um bom relacionamento com o cliente
Outra dica importante do Gazin Atacado é iniciar na Black Friday um relacionamento duradouro e feliz com o cliente. Para isso, a recomendação é não pensar apenas no lucro com as vendas no período e aproveitar a oportunidade para encantar o consumidor.
Informe sobre outras ofertas de produtos relacionados na sua loja virtualSe o internauta entrou na sua loja virtual atrás de uma lavadora mais moderna, por exemplo, informe a ele que há também há outros modelos similares disponíveis. Assim, ele poderá escolher o melhor.
Incentive o internauta a conhecer as novidades
Que tal oferecer um cupom com um bom desconto para a próxima compra do seu novo cliente? Dessa forma, você irá incentivá-lo não só a voltar futuramente em sua loja virtual como também a se inscrever para receber sua newsletter.