15/11/2016 às 08h23min - Atualizada em 15/11/2016 às 08h23min

SIGEF 2016 - Tecnologia, Empoderamento Feminino e Arte para o Bem

Dia de encerramento compartilha culturas e realizações de todo o mundo, promovendo uma mensagem de igualdade, positividade e esperança

Da Redação Fotos: divulgação
Da Redação Fotos: divulgação

O poder da tecnologia, a igualdade de gênero e a arte para o bem social foram celebrados durante o último dia do SIGEF. O papel das TIC e das iniciativas socialmente inclusivas em um período de mudanças globais extremas foi a principal discussão do dia, sintetizando a mensagem de inovação social e otimismo promovida por Horyou.

 

A primeira plenária discutiu a educação e inovação como temas críticos para o desenvolvimento e empoderamento da juventude na África. A diretora-geral da Numeric Maroc Fund, Dounia Boumehdi, insistiu que os governos devem investir em infraestrutura para fornecer mais recursos para as empresas africanas, especialmente startups. Yonathan Parienti, fundador e CEO da Horyou, enfatizou o papel das redes sociais para sensibilizar o mundo sobre questões sociais. "Através da tecnologia, cada pessoa pode colaborar na construção de uma África livre e inclusiva", afirmou.

 

Lamia Benmakhlouf, CEO do Technopark, diz que as parcerias público-privadas são uma solução para o desenvolvimento de projetos de tecnologia no continente. O papel importante dos jovens empreendedores na implantação de novos modelos de negócios foi apontado por Mario Grande, da União Internacional de Telecomunicações.

 

As sessões da tarde abordaram a desigualdade de gênero com um painel sobre "Empoderamento Feminino". A psicóloga Maria Guzmán compartilhou sua experiência pessoal com o câncer, que a colocou no caminho da ação social – ela desenvolve um projeto terapêutico na Venezuela chamado "Somos Vida" para ajudar crianças e jovens com a doença. Membro ativo na plataforma Horyou, Souad Dibi, da organização El Khir, discutiu os desafios que as mulheres enfrentam na África para ter acesso à educação, ganhar independência e confiança. A reflexão final do painel veio de Osprey-Oryelle Lake, fundadora da Women's Earth Climate and Action, que declarou que "quando as mulheres são fortalecidas, as sociedades são mais estáveis".

 

A sessão de encerramento foi sobre Artes para o Bem Social, com personalidades como o fotógrafo François Maurel e Cecile Guidote-Alvarez, Artista da Unesco para a Paz, que compartilharam com o público sua visão comum sobre arte e educação como impulsionadores da inovação social. "Sem cultura, não há desenvolvimento ", disse Alvarez.

 

Prêmios SIGEF

 

O SIGEF Awards, premiação de projetos inovadores apresentados durante os 3 dias do Fórum, foi apresentado no Palais des Congrès, em Marrakech, após as conferências. A cerimônia reconheceu os esforços de todos os 20 projetos, enquanto o prêmio do Júri foi para "El Pozo de Vida", uma organização que cuida das vítimas do tráfico de seres humanos no México, através de um programa informativo e educativo de realidade virtual. O Pocket Rocket, um dispositivo de economia de energia que usa potes de pintura reciclados foi o segundo colocado, enquanto o Can Heat, um projeto da Ilha da Reunião que também gera energia a partir de materiais reciclados. O SIGEF Awards reconheceu ainda personalidades e membros que atuam na plataforma Horyou em áreas como o impacto social, a filantropia, as artes, a educação, a música e o empoderamento das mulheres.

 

O SIGEF2016 é organizado pela Horyou e é o resultado da colaboração com parceiros dedicados, como os sócios fundadores Eneco Holdings e Horyou Foundation.

Link do YouTube - https://youtu.be/M-42Uti9u60

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.