A infertilidade não é um problema tão incomum, pois atinge cerca de 15% dos casais. Um casal em idade reprodutiva apresenta cerca de 20% de chances de engravidar ao mês e pode procurar um especialista após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso. As para mulheres com mais de 35 anos pode procurar um médico após seis meses. Estima-se que 30% das causas está relacionada às mulheres, 30% ao homem, 30% à ambos e 10% por problemas não identificados.
Nas mulheres as principais causas estão ligadas a problemas na ovulação, alterações tubárias, alterações no útero e devido a endometriose. A idade também é um fator a ser levado em consideração, pois a produção de óvulos diminui após os 30 anos caindo a qualidade e a quantidade. Já nos homens as causas estão relacionadas à má formação e transporte do sêmen. Doenças sexualmente transmissíveis não tratadas e tratamentos como para o câncer também podem interferir na fertilidade de ambos.
Existem alguns tratamentos que podem ajudar os casais que desejam ter o primeiro filho, mas por algum motivo não conseguem. O primeiro passo é consultar um médico de sua confiança para que seja feito os exames corretos no casal para identificar a causa da infertilidade e apenas após um diagnóstico preciso o profissional encaminhará o casal para o tratamento mais adequado.
Alguns tratamentos são mais simples que outros, mas em geral são bastante parecidos. Um deles é o coito programa, em que a mulher recebe medicações a base de hormônios para estimular a produção de óvulos (indução da ovulação) e assim o casal é orientado sobre os melhores momentos para realizar a relação sexual.
Outro tratamento bastante conhecido é a Inseminação, que tem o mesmo procedimento para a indução da ovulação, porém o sêmen do parceiro é colhido e preparado para que aconteça a inseminação no mesmo dia. O especialista insere o espermatozóide através de um cateter na cavidade uterina para que seja fecundado no óvulo.
A Fertilização In Vitro (FIV) é um tratamento um pouco mais complexo, porém bastante eficaz. A mulher tem a estimulação na produção de óvulos normalmente e após o amadurecimento desses óvulos o especialista recolhe junto ao sêmen. É feito uma preparação para que os espermatozóides se una aos óvulos e assim formar os embriões, após o desenvolvimento os embriões são colocados no útero para que ocorra a gestação.
A infertilidade é um problema presente em muitos casais, mas que graças a medicina pode ser revertido com tratamentos como esses citados acima. Dessa forma, cada vez mais existem oportunidades para que casais inférteis realizem o sonho do primeiro filho.