08/11/2016 às 13h18min - Atualizada em 08/11/2016 às 13h18min

Compre na Black Friday sem dor de cabeça

Virta Comunicação - Foto: Reprodução / Internet
Virta Comunicação - Foto: Reprodução / Internet

Dia 25 de novembro, o comércio comemora a Black Friday – liquidação que as empresas colocam seus produtos à venda com megadescontos – uma tradição americana que acontece, anualmente, na quarta sexta-feira de novembro. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a estimativa de faturamento para a data neste ano é de R$ 2,14 bilhões, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2015. No total, a expectativa é que as lojas virtuais brasileiras recebam 7,63 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 280.

Com esse aumento nas compras, a atenção dos clientes com a segurança dos sites deve ser redobrada. Com ofertas irresistíveis, o ideal é que o cliente saiba antes de inserir seus dados pessoais ou concluir a compra com o fornecimento do número do seu cartão de crédito, se o ambiente é, de fato, seguro. Os brasileiros que quiserem aproveitar o dia de ofertas podem acessar os sites de sua preferência para realizar compras, mas sem deixar de conferir as cinco dicas de segurança selecionadas por alerta Quintiliano Andrade, gerente de desenvolvimento de sistemas da Soluti, empresa especializada em segurança e certificação digital.

Como comprar na Black Friday sem dor de cabeça?

1.Fique de olho na segurança  - a fórmula chave para identificar se o site que você pretende realizar uma compra é confiável, é observar se este possui o Certificado de Segurança SSL – encontrado na barra de endereços. Os sites seguros e protegidos devem conter um cadeado verde clicável, que mostra a segurança do ambiente. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera, entre outros. 

2.Desconfie de ofertas milagrosas  - ofertas e descontos das lojas virtuais, são muito atrativas, mas antes de oferecer seus dados pessoais e informações do seu cartão de crédito, é melhor analisar se a compra é realmente necessária e se o fornecedor é confiável. “Procure informações como razão social, CNPJ, endereço, telefone e e-mail

3.Procure a opinião de outros consumidores - busque referências sobre o portal ou o aplicativo onde você realizará a compra. Além de perguntas às pessoas mais próximas de você, é interessante fazer pesquisas em redes sociais ou em sites especializados como Reclame Aqui ou Buscapé. 

4.Compare preços - tenha noção da faixa de preço normal do produto que você busca, tanto em lojas físicas como em lojas virtuais. Assim, desconfie se o desconto ofertado for muito fora da faixa normal de preço do produto.

5.Atente-se às condições de entrega - o fornecedor é obrigado a estipular um prazo de entrega e disponibilizar essa informação ao comprador. Além disso, muitas vezes o frete não está incluso no valor da compra e o consumidor deve ficar atento à essa cobrança


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