31/10/2016 às 09h48min - Atualizada em 31/10/2016 às 09h48min

SOS Sorocaba – Assistência social a moradores de rua

O projeto SOS ECO é do Brasil da cidade de Sorocaba e será apresentado no Marrocos durante o SIGEF2016 que acontece em novembro durante a COP22.

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

A poucos dias do SIGEF, o Fórum de Inovação Social e Ética Global que será realizado em Marrakesh, no Marrocos, o Horyou blog compartilha uma entrevista com o SOS Sorocaba, uma das organizações presentes no evento. Com mais de 50 anos de história, a organização vem desenvolvendo projetos sociais em diferentes setores, atuando com moradores de rua, adolescentes e em programas de educação ambiental.

 

1) Conte um pouco sobre a Sos Sorocaba e como ela começou.

 

O SOS foi criado em 1968, com a finalidade de atender as pessoas em situação de rua de Sorocaba. Atualmente o SOS desenvolve três projetos:

 

1 - Projeto de Acolhimento Provisório para pessoas em situação de rua: Todas as noites a organização acolhe uma média de 60 pessoas, que contam com um espaço para fazer a sua higiene pessoal, se alimentar e dormir. Todo o acolhimento é acompanhado por profissionais do Serviço Social. Oferecemos produtos de higiene pessoal e fazemos doações de roupas.

 

2- Projeto de Medidas Socioeducativas: Atendimento para 120 adolescentes que estão em cumprimento das Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). Esses jovens são acompanhados por uma equipe técnica especializada que procura ajudar os adolescentes a superar esse momento de conflito com a lei.

 

3 – Projeto SOS ECO – Educação Ambiental e Cidadania: Projeto que promove a Ecologia Urbana e a proteção do Meio Ambiente com a participação de adolescentes em situação de conflito com a lei. O projeto produz mensalmente 10 mil mudas de espécies nativas que são entregues à Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

 

 

2) A Horyou tem três palavras-chave: Sonhar, Inspirar e Agir. O que essas palavras significam para você?

 

Sonhar: utilizar a nossa capacidade criativa para promover inovações que possam mudar o mundo.

Inspirar: disponibilizar ideias positivas para a evolução da humanidade.

Agir: transformar ideias em ações concretas.

 

3) Conte sobre o Projeto SOS ECO que será apresentado no SIGEF2016, em poucos dias no Marrocos. Como a Horyou impactou diretamente e indiretamente a você e seus projetos ?

 

O projeto surgiu pela constatação da necessidade de preservação do meio ambiente urbano, ou seja, a cidade possui poucos espaços preservados onde a vegetação nativa ainda sobrevive. Dessa forma, é fundamental tratar desse tema, por meio de pesquisas, produção de mudas de espécies nativas e, principalmente, recuperando e cuidando desses espaços. Por outro lado, percebemos também que o número de adolescentes envolvidos em situação de conflito com a lei tem aumentado de forma considerável e o município precisa desenvolver projetos que façam a inserção positiva desses jovens. Nesse sentido, é fundamental promover o envolvimento dessas adolescentes com ações relacionadas com a Ecologia Urbana e que promovam a recuperação e a preservação do meio ambiente urbano.

Dessa forma, o enfoque do projeto foi determinado pela constatação de que para o desenvolvimento da Ecologia Urbana e da preservação do meio ambiente urbano é necessária uma conscientização coletiva sobre o problema. Para o desenvolvimento de um planejamento estratégico do projeto foram chamados vários atores, tais como: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Delegacia, Promotoria e Juizado da Infância e da Juventude, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

 

A Horyou foi de fundamental importância para o empoderamento dos projetos sociais do SOS. A partir das oportunidades proporcionadas pelo SIGEF, pela Plataforma e pelo Live & Dream Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer novas experiências e levar os nossos conhecimentos para outros públicos. Graças a Horyou o SOS ampliou as suas ações e recebeu reconhecimentos dentro e fora do país.

Sobre o Evento:

http://jeonline.com.br/noticia/8908/horyou-anuncia-sigef-2016-um-evento-paralelo-oficial-da-conferencia-das-nacoes-unidas-sobre-mudancas-climaticas-cop22

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.