21/10/2016 às 16h20min - Atualizada em 21/10/2016 às 16h20min

Cinco dicas para evitar incêndios domésticos

- Foto: Reprodução/Internet
- Foto: Reprodução/Internet

De acordo com o Corpo de Bombeiros, todo o ano são registrados 10 mil incêndios no Estado de São Paulo e muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas com pequenos cuidados. Para evitar incêndios domésticos, Péricles Mattos, diretor executivo da Bonpet Brasil, empresa que atua no setor de engenharia e prevenção de incêndio, listou cinco dicas para ficar atento em casa:

Não sobrecarregue uma tomada

Em ambientes como a sala ou quarto é comum usar uma tomada benjamim para conectar vários cabos, entretanto, eles consomem muita energia ao mesmo tempo em um ponto que pode não ter capacidade para aguentar alta carga elétrica. 

Nunca se distraia com panela de óleo quente

A cozinha é um dos cômodos em que mais ocorrem incêndios. Um dos mais perigosos envolve a panela de óleo quente que, quando superaquecida, pode pegar fogo. Dica importante: Nunca use água para tentar conter o fogo, pois o choque térmico pode ocasionar uma explosão.

Observe se há vazamento de gás na residência

Para evitar acidentes com botijões de gás verifique se a mangueira e a braçadeira estão bem ajustadas, aliás, ambas devem ser trocadas a cada cinco anos. Se sentir cheiro de gás, ande descalço para evitar atrito, desligue a chave geral e abra portas e janelas. Nunca tente acender uma lâmpada da residência, pois a faísca produzida pode causar uma explosão.

Nem todos os materiais devem ir para o micro-ondas

Na hora do preparo de alimentos no micro-ondas, principalmente os pré-prontos, certifique-se retirou todo o papel alumínio ou qualquer outro tipo de metal. Esses materiais nunca devem ser colocados dentro do aparelho.

Cuidado redobrado com velas

Todo cuidado é bem vindo quando se está com velas acesas em casa. Além de colocar em um lugar fixo, em que não há possibilidade da vela tombar, também é necessário mantê-la longe de materiais com fácil combustão, como papel, madeira e tecidos. Vale sempre lembrar que as velas devem ser apagadas antes dos moradores dormirem. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.