21/10/2016 às 10h36min - Atualizada em 21/10/2016 às 10h36min

Estudante de Mairinque é uma das finalistas para o projeto Parlamentar Juvenil do Mercosul

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

 Jovem Raphaele Godinho Anselmo, de 16 anos foi uma das três estudantes escolhidas em todo o estado de São Paulo para a seleção final do programa Parlamentar Juvenil do Mercosul. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) tem como objetivo promover a inclusão educativa entre os jovens dos países pertencentes ao Mercosul, incentivando o protagonismo juvenil e abrindo espaço para diálogos e discussões sobre temas vinculados à diversos temas como educação, inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e do trabalho.Raphaele se inscreveu no programa com projeto que visa estimular a igualdade de gênero por meio da educação, estabelecendo que no Dia Internacional da Mulher (8 de março) as escolas publicas abram espaço para o ensino sobre as grandes mulheres da história.

A estudante afirma que o ensino brasileiro e de outros países não ensinam sobre as grandes mulheres que fizeram parte da história da humanidade, o que acama influenciando negativamente as estudantes femininas. “As meninas do Brasil deixam muito cedo a educação e quando o fazem não alcançam os mesmo cargos ocupados pelos homens, sejam eles em empresas ou no governo. Acho que se as mulheres fossem mais representadas dentro das escolhas, com aulas sobre as grandes figuras femininas, isso influenciaria as meninas a continuarem buscando seus ideais. Home os meninos tem inúmeras fontes de inspiração, mas as meninas não tem isso e não porque estas grandes mulheres não existam e sim porque não aprendemos sobre elas”, comenta a estudante.

Segundo um dos tutores de Raphaele, Cleber Fernando de Assis Xavier, a ideia do projeto surgiu de uma redação que Raphaele tinha escrito e que abordava a falta de representatividade feminina nas escolas, para participar de outro projeto estudantil. Ao serem informados das inscrições para o programa Parlamentar Juvenil do Mercosul, ele e a estudante decidiram transformar a redação em um projeto adequado a estrutura pedida pelo programa. A ação deu tão certo que Raphaele está entre os três finalistas. “É um programa importante, pois insere o jovem a cidadania, ensinando seus direitos e deveres e mostrando através da participação ativa na sociedade é fundamental pois ele pode ser um agente de mudança”, completa o professor.

A fase final consiste em uma votação popular entre os dias 30 de outubro até 05 de novembro. Apenas estudantes de 14 a 18 anos poderão votar durante este período, após um rápido cadastro no portal do MEC. Ao final da votação um representante de cada estado será eleito Parlamentar Juvenil do Mercosul, juntamente com outros estudantes do Brasil e da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Venezuela. “Vou precisar da ajuda de todos para que possa representar os estudantes da nossa região e do Estado, para que meu projeto tenha chance de ser colocado em prática. Conto com o apoio de todos”, completa a estudante. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.