14/10/2016 às 12h58min - Atualizada em 14/10/2016 às 12h58min

Trafego de Uber e outros serviços de transportes por app é proibido em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

Os veículos de transporte particular, cadastrados através de aplicativos, como o famoso Uber, estão proibidos de transportar passageiros em São Roque. A decisão acontece com a aceitação do Projeto de Lei 47-L, de autoria do Vereador Flávio Brito, aprovado por unanimidade pela Câmara de São Roque na segunda-feira (17).

O projeto proíbe o transporte remunerado de pessoas em veículos particulares cadastrados através de aplicativos para locais pré-estabelecidos, além de também proibir a associação entre empresas administradoras desses aplicativos e estabelecimentos comerciais para o transporte remunerado de passageiros em veículos que não atendam as normas e estabelecidas para se obter a permissão de serviço de transporte de passageiros e disciplinamento de táxis no município.

Simplificando, apenas veículos cadastrados na Prefeitura de São Roque, como táxis, poderão transportar passageiros no município. No caso de um condutor ser flagrado por um fiscal realizando uma corrida particular e cobrando por isso ele será multado e pode ter seu veículo apreendido.

Segundo Flávio Brito, o projeto é importante para que apenas os veículos regulamentados em São Roque façam o transporte de passageiros. “Vemos hoje uma grande quantidade de carros particulares chegando a nossa cidade e tirando os serviços dos nossos taxistas, que atuam de forma legalizada. É um projeto que já foi apresentado em Barueri, e que tem trazido ótimos resultados”, afirmou o vereador.

Segundo o legislador, a prática de transporte por veículos através de aplicativos tem ocorrido com mais freqüência em cidades vizinhas, mas já começa a despontar no município.

Com a lei, São Roque entra em uma polêmica já recorrente em muitas capitais do país: o dos taxis VS transportes por aplicativo. Propagandeando um serviço mais barato e com mais conforto o Uber e outros serviços de transporte público através de aplicativos, chegaram ao mercado brasileiro rodeado de polêmicas e disputas acirradas principalmente para com os taxistas, obrigando os governos a correrem contra o tempo para adequarem a pratica de alguma forma e esfriarem os ânimos entre as partes.

No meio de toda a disputa está o consumidor que tinha uma opção a mais para usufruir do serviço de transporte, opção que deixa de existir em São Roque, entretanto segundo os vereadores o projeto também irá beneficiar a população, que terá mais segurança ao utilizar serviços cadastrados, além de incentivar os taxistas a melhorem os serviços oferecidos aos seus clientes. “Sou a favor do projeto, mas que isso sirva de alerta para os taxistas aperfeiçoem os benefícios oferecidos a população de São Roque”, afirmou o vereador Rafael Marreiro. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.