06/10/2016 às 22h46min - Atualizada em 06/10/2016 às 22h46min

Reforma do Imóvel: como escolher a cor da tinta para cada ambiente

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Durante a reforma de um imóvel escolher as cores das tintas para cada ambiente parece ser uma tarefa fácil, mas que na prática pode gerar muitas dúvidas. As opções de cores e tonalidades são muitas no mercado e precisam ser escolhidas com bastante atenção para que não ocorra arrependimentos. Cada cômodo tem suas características e a escolha das cores das tintas devem ser pensadas junto à decoração e o gosto pessoal.

 

O primeiro passo é analisar cada ambiente e refletir sobre as atividades que serão realizadas em cada cômodo. Os quartos, por exemplo, são ambientes de descansos que precisam garantir o aconchego, enquanto que as salas costumam ser ambientes mais sociais com maior fluxo de pessoas. Outro ponto importante é prestar atenção na temperatura, a iluminação e os objetos de decoração que estarão presentes no mesmo espaço, pois tudo interfere na escolha da cor da tinta.

 

Depois de entender cada ambiente é hora de pensar sobre as cores, pois cada tonalidade tem suas características que também representam uma energia diferente. A cor certa no ambiente certo pode reduzir ou intensificar a luz do ambiente, ampliar ou reduzir espaços, além de ajudar no desempenho de algumas atividades já que as cores também interferem na comunicação visual.

 

Tons claros - As cores com tonalidades claras trazem a sensação de ampliação de espaço, ou seja, o espaço parece maior do que é e, isso pode fazer a diferença em ambientes pequenos. Porém, também possui a característica de aproximação o que pode ser usada para limitar um espaço. Por exemplo, um corredor pode ser pintado com a mesma tonalidade clara para dar profundidade, mas se a última parede for pintada com outra tonalidade - clara - causa a sensação de que termina onde está a cor.

 

Tons escuros - As tonalidades escuras trazem a sensação de deixar o espaço menor do que ele realmente é, porém possuem a sensação de afastamento.  Uma parede pintada com uma cor escura deixa o ambiente mais curto, porém a sensação é de que a parede está mais longe.

 

Cores para cada ambiente

 

Como falamos, os quartos são ambientes de descanso, portanto opte por cores frias que ajudam no processo de relaxamento. Os tons de lilás, azul e até verde são ótimas opções. Já nos quartos das crianças, os tons pastel (rosa, bege, creme…) são os mais indicados e podem ser mesclados com as cores frias.

Para áreas de trabalho e estudo, o ideal é apostar em cores que ajudam na concentração. Tons a partir do amarelo e laranja são os mais indicados. Muito cuidado com o uso de cores muito vivas, pois elas prejudicar a concentração.

Ambientes como sala e cozinha costumam ser mais sociais, então pode apostar nas cores quentes a partir do amarelo, laranja e vermelho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.