14/11/2013 às 13h24min - Atualizada em 14/11/2013 às 13h24min

Bairro do Carmo terá 1º evento cultural da consciência negra

O 1º Evento Cultural da Consciência Negra será realizado no dia 23 de novembro

O Bairro do Carmo, em São Roque, localizado na zona rural da cidade, a 25 quilômetros do centro do município, organizará o primeiro evento cultural em referência ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.

Poucas pessoas em São Roque sabem, mas o bairro em questão, durante toda a história, sempre foi um quilombo onde, antigamente, os próprios escravos administravam o local. Atualmente, há uma associação no bairro que luta para manter as tradições quilombolas e ainda briga pelos direitos de posse das terras do quilombo do Carmo, previsto na Constituição Federal, que disserta: “Aos remanescentes de quilombos que estejam ocupando suas terras, fica reconhecida a propriedade definitiva devendo o estado emitir-lhes os títulos respectivos”

Rebeca Campos Ferreira, antropóloga formada na USP, assessora a Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo de Nossa Senhora do Carmo e explica que desde 1999 o bairro luta na justiça pelo direito de ser reconhecido como quilombo.

O 1º Evento Cultural da Consciência Negra será realizado no dia 23 de novembro, sábado, na praça central do Bairro do Carmo, durando o dia todo.

Serão oferecidas atrações típicas e culturais da cultura negra, como dança de São Gonçalo e apresentações de capoeira, além da participação da “Banda Santa Terezinha do Carmo”, do grupo de pagode “BC do Samba” e muita animação com o grupo e Hip Hop “Batalha Real”.

Todos estão convidados para participar do evento e conhecer um pouco mais da história deste tradicional bairro da cidade de São Roque, além de se conscientizar sobre preconceito, desigualdade e diferenças, em reflexão ao Dia da Consciência Negra.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.