16/09/2016 às 11h04min - Atualizada em 16/09/2016 às 11h04min

Fumar e dirigir não combinam

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

O Jornal da Economia da prosseguimento a sua série de reportagens sobre infrações ao volante, afinal o mês de setembro é o mês do transito. Desta vez, na companhia do agente de trânsito Alpha, vamos falar sobre um assunto que afeta muitos motoristas: o cigarro.

O número de fumantes tem diminuído no Brasil, mas nosso país ainda conta com muitas pessoas que fumam e que, infelizmente continuam a fazer isso enquanto dirigem. Talvez você esteja se perguntando. Mas é proibido fumar enquanto se dirige?

A resposta para esta pergunta não é tão simples quanto possa parecer. Realmente não há uma lei específica do Código de Trânsito Brasileiro que proíba o consumo de cigarro enquanto se dirige um veículo, mas é possível enquadrar essa prática em várias proibições listadas no Código de Transito Brasileiro (CTB). O código (art. 252 – inciso V) diz que o motorista somente pode tirar uma das mãos do volante para mudar de marcha ou acionar equipamentos do carro, como o pára-brisa, ou seja, ser pego com a mão fora do volante enquanto fuma pode ser enquadrado como infração média e resulta em multa de R$ 85,13, além de 4 pontos na carteira.

Para aqueles que gostam de dirigir segurando o cigarro com o braço fora do veículo, saibam que isso também é considerado infração média, sujeito as mesmas penalidades descritas acima.

Mas embora o código de transito seja vago com relação ao ato de fumar, ele é muito claro com relação a ato de jogar bituca de cigarro, já que artigo 172 do CTB proíbe atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias como bitucas de cigarro, sendo esta uma infração média, também cabível de multa de R$85,13 (que passará a ser de valor de 130 a partir de novembro) e aplicação de 4 pontos na CNH.

Entretanto segundo o agente Alpha, não é só devido ao medo de multa que o condutor pode deve evitar atirar bitucas de cigarro para fora do carro. “Imagine uma cidade onde circulam 20 mil veículos. Desta quantia 10% são fumantes, logo 2 mil fumam. Supondo que cada um fume 4 cigarros por dia, sendo 2 para ir ao trabalho e 2 para voltar do trabalho, imagine que cada um atire na via uma guimba de cigarro. Teríamos 8 mil bitucas por dia e 240 mil ao mês nas ruas”, exemplifica o agente para mostrar como este simples ato pode poluir a cidade.

Porém além de sujo este ato pode ser perigoso, afinal o aumento súbito do calor que ocorre em setembro, faz com que este mês seja muito sugeito a queimadas, um perigo que pode ocorrer facilmente com um catalizador como uma bituca de cigarro acesa. “Acredite, uma simples guimba de cigarro pode causar um incêndio, portanto ao viajar não jogue objetos na via, principalmente cigarros. Se fumar, guardo os restos no próprio carro e, quando chegar ao seu destino, jogue-os no lixo. Este é um ato simples, mas que contribui para manter a cidade limpa e pode eviter que você leve uma multa”, conclui o agente Alpha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.