13/11/2013 às 09h14min - Atualizada em 13/11/2013 às 09h14min

Escala para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Versão Adolescentes e Adultos

O lançamento, em São Roque, acontece no dia 26/11 no Hotel Cordialle

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, reconhecido como TDAH é um transtorno mental crônico que começa na infância e persiste na vida adulta em torno de 60% a 70% dos casos (Barkley, 2002) com uma prevalência entre 2 a 4% entre os adultos, na mesma proporção entre homens e mulheres (Biederman et al., 1994; Barkley & Murphy, 2008; Angold e Costello, 1998). É uma condição neurobiológica que se caracteriza por um padrão persistente de desatenção, impulsividade e hiperatividade (DSM-IV-TR , American Psychiatric Association, 2003) e se apresenta em três subtipos: a) TDAH do tipo Predominantemente Desatento; b) TDAH do tipo Predominantemente Hiperativo-Impulsivo e c) TDAH do tipo Combinado.

O impacto promovido pelo quadro de TDAH envolve prejuízos familiares, como estresse familiar, maiores conflitos no casamento e com os filhos; prejuízo nas relações interpessoais, atividades antissociais, problemas legais, risco para acidentes de trânsito e multas por excesso de velocidade; sucesso educacional limitado, prejuízos no emprego, dificuldades financeiras, sexo arriscado, gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, bem como uso excessivo de cigarro, café e drogas (Barkley, 2011a; Mattos, Saboya, Kaefer, Knijnik, & Soncini, 2003a).

A Escala de TDAH- Versão Adolescentes e Adultos elaborada pela psicóloga e neuropsicóloga Edyleine Bellini Peroni Benczik, presta uma contribuição aos pesquisadores, psicólogos, neuropsicólogos, médicos, psicopedagogos e profissionais de saúde mental em geral  da educação,  já que se propõe a subsidiar a prática profissional, tanto na fase de identificação da problemática, quanto na compreensão das dificuldades apresentadas pela pessoa, possibilitando a elaboração de um plano de intervenções e de estratégias a partir da identificação dos comportamentos-alvo de intervenção.

Esta escala tem o objetivo de captar de forma breve, rápida e prática os vários sintomas envolvidos no TDAH. A escala conta com 69 itens organizados em cinco subescalas, denominadas como fatores, sendo elas: 1) Desatenção, 2) Impulsividade, 3) Aspectos Emocionais, 4) Autorregulação da Atenção, da Motivação e da Ação e 5) Hiperatividade.

Os resultados possibilitam averiguar o nível de dificuldade do quadro (leve, moderado e grave) como também identifica o subtipo do Transtorno.     

Espera-se, portanto, que este material possa contribuir com o trabalho de todos e com a qualidade de vida dos adolescentes e adultos portadores de TDAH e de suas famílias.


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