03/09/2016 às 00h20min - Atualizada em 03/09/2016 às 00h20min

Estação de Esgoto no Jardim Vitória reforça infraestrutura de loteamentos

Binho Merguizo recebeu a doação formal de uma área de 8 mil metros quadrados localizada no Jardim Vitória destinada à construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com potencial para tratar 40% do esgoto produzido no município.

 

Na reunião no último dia 01 no gabinete do prefeito participaram, além de Binho Merguizo, diretores da Zitune Empreendimentos Imobiliários, o secretário municipal de Obras, Claudinei Rosa e as engenheiras da SaneAqua, Luana Ronconi, Bruna Loreto e o técnico em sanamento, Carlos Jorge.

 

Prefeitura e SaneAqua trabalham num reestudo do projeto de tratamento de esgoto em Mairinque. A proposta é utilizar três estações para sanear os resíduos em Pantojo, Jardim Vitória e Marmeleiro. A ideia inicial era utilizar apenas a ETE de Pantojo.

 

A doação da área pela Zeitune faz parte das contrapartidas oferecidas pela empresa responsável pela implantação do Loteamento Portal dos Pássaros, na Avenida Milton Cardoso Leite, no Jardim Vitória.

 

“Hoje, diferentemente do que ocorria no passado, o loteador só pode iniciar as construções tendo em mãos o Termo de Vistoria de Obras (TVO), emitido pela Prefeitura. Nós só fornecemos o TVO após a conclusão de todas as obras de infraestrutura pele empresa responsável pelo loteamento”, esclarece Binho Merguizo.

 

O prefeito considera que “se nas administrações anteriores tivesse havido essa preocupação, hoje não teríamos tantos problemas em bairros como o Reneville, São José, Arco-Íris e Monjolinho”.

 

Binho cita o exemplo do Residencial Castanheira, localizado às margens da Avenida Brasil Japão, no Bairro Canguerinha, que obteve o TVO depois de concluir todas as exigências municipais de acordo com a Lei de Parcelamento do Solo. “Esse rigor com a lei garante segurança ao consumidor e evita problemas futuros ao Município”, arremata o prefeito.

 

“Salto gigantesco”

 

Enquanto isso a Concessionária SaneAqua, empresa responsável pelo abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no município de Mairinque, aguarda o registro do terreno do Vitória no Cartório e a emissão da certidão do título definitivo do imóvel pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Luana Ronconi explica que após essas providências a SaneAqua iniciará os estudos técnicos para avaliar a capacidade do córrego que receberá os afluentes provenientes dos bairros contemplados. A partir daí a concessionária passará a desenvolver os projetos da construção da ETE e da rede que canalizará o esgoto para tratamento.

 

Segundo a engenheira, a ETE do Vitória atenderá os bairros do Vitória, Reneville, São José, Três Lagoinhas, Jardim dos Ipês, Vila Waldez, parte do Jardim Cruzeiro e centro da cidade. “O empreendimento permitirá o tratamento de 40% do esgoto gerado na cidade. Mairinque tende a dar um salto gigantesco no que diz respeito ao tratamento de esgoto em todo o Município”, afirma Luana Ronconi.

 

A SaneAqua também mantém “bem encaminhada”, conforme explica Luana, a construção da outra ETE do Pantojo, em terreno doado pela CBA no Km 72 da Raposo Tavares, na divisa com Alumínio. Essa estação está sendo preparada para tratar outros 40% do esgoto do Município.

 

Essa Estação pretende contemplar parte do centro da cidade, além da Vila Sorocabana, Nova Mairinque, parte alta do Jardim Cruzeiro, Jardim Flora, Residencial Parque, Cecap, Trocadeiro, Roda da Carroça e Monjolinho. “Ao mesmo tempo trabalhamos para a formalização da ETE do Marmeleiro, que complementará a totalidade do esgoto gerado em Mairinque”, finaliza a engenheira da SaneAqua.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.