02/09/2016 às 22h45min - Atualizada em 02/09/2016 às 22h45min

Vale a pena investir em imóveis em tempos de crises?

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Que o setor econômico brasileiro está em crise não é segredo pra ninguém – ainda mais para os cidadãos que vão ao supermercado e veem suas compras cada vez mais reduzidas a menores quantidades. Quando falamos do mercado financeiro não é diferente: ele é sempre um dos mais afetados em tempos de crise, devido à alta quantidade de dinheiro que envolve tanto seus investimentos quanto sua arrecadação.

 

É nesses períodos que o cidadão tem mais dúvidas acerca do que fazer em momentos de crise, principalmente na hora de lidar com imóveis: o indicado é investir ou não? A resposta para essa pergunta, no entanto, não é única. O investimento num imóvel em tempos de crise econômica pode ser arriscado sob diversas perspectivas e óticas, mas sob outras pode trazer vantagens não obtidas em outros períodos.

 

Em primeiro lugar é preciso pensar nos preços dos imóveis nos últimos tempos. No Brasil, por exemplo, uma das principais características da crise econômica é a redução do consumo e, consequentemente, da arrecadação. Com a crise às portas, o consumidor tende a gastar menos dinheiro e, consequentemente, o número de pessoas com poder aquisitivo para investir num imóvel tende a decair.

 

A dica para quem tem dinheiro guardado para comprar um imóvel é esperar o momento certo de fazê-lo. Como a demanda cai, os imóveis passam a ser menos valorizados, e os preços tendem a diminuir. Nesse período, é comum serem encontradas algumas ofertas especiais e imbatíveis – e talvez essa seja a hora para investir na tão sonhada casa própria.

 

Outra dica é relacionada aos imóveis em construção. Para quem esperava o momento certo para construir o imóvel, talvez este seja exatamente o período de crise. Apesar de alguns preços terem relativo aumento (embora não haja valorização dos materiais), o poder de barganha é muito valorizado. Por conta da diminuição do número de compras e da redução do poder aquisitivo, os donos de lojas especializadas precisam vender a qualquer custo, e isso faz com que os consumidores tenham nas mãos a chave para conseguir os materiais num preço acessível.

 

Apesar das dicas, é importante que os consumidores sejam muito ponderados em períodos de crise, como o que estamos vivendo. Considere todas as alternativas, avalia as possibilidades e invista naquilo que for vantagem para você e para a sua construção ou investimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.