11/11/2013 às 14h23min - Atualizada em 11/11/2013 às 14h23min

Dissertação de ex-aluna da Uniso vence prêmio nacional

A dissertação foi a única classificada na categoria, o que indica, por antecipação, o primeiro lugar à autora, Izabela Fulone

Uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências Farmacêuticas, da Universidade de Sorocaba (Uniso), é a vencedora na categoria “Dissertação de Mestrado” da quarta edição do Prêmio Nacional de Incentivo à promoção do Uso Racional de Medicamentos "Lenita Wannmacher" 2013.  O prêmio é concedido pelo Ministério da Saúde e visa incentivar a produção técnico-científica voltada à promoção do uso racional de medicamentos, com aplicação no SUS e serviços de saúde.
A dissertação foi a única classificada na categoria, o que indica, por antecipação, o primeiro lugar à autora, Izabela Fulone. Doze trabalhos concorriam nessa área, dos quais quatro, incluindo o finalista, eram da Uniso. O prêmio nessa categoria é de R$ 10 mil. “É uma honra e uma grande alegria ser classificada neste prêmio tão importante para a área de uso racional de medicamentos”, afirma Izabela.
Intitulada “Prevalência de uso combinado de antidepressivos e benzodiazepínicos no tratamento de depressão maior não favorece o uso racional: estudo de caso”, a dissertação foi defendida em 2011, com a orientação da professora e pesquisadora Luciane Cruz Lopes. Doutora em Farmacologia pela Unicamp, a docente tem participação em projetos de universidades brasileiras e em programas de cooperação internacional, além de ter atuado como consultora técnico-científica do Ministério da Saúde, coordenando as equipes que elaboraram a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, o Formulário Terapêutico Nacional, a Relação Nacional de Fitoterápicos e a Relação Nacional de Plantas Medicinais.
Para o professor Silvio Barberato Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, tanto a premiação quanto a pré-classificação dos demais trabalhos representam conquistas muito importantes. “Isto reflete os esforços dos alunos e professores e a qualidade das pesquisas que estão sendo realizadas no curso”, afirma.
Ao todo, 17 finalistas concorrem ao Prêmio, que também contempla as categorias “Experiência bem sucedida de profissionais nos serviços de saúde”, “Tese de Doutorado”, “Monografia de Especialização e/ou Residência”, “Trabalhos em nível de Graduação” e “Trabalho desenvolvido em: entidades/instituições; meios de comunicação; e no âmbito da cultura”.
A premiação será no dia 13 de novembro, em Brasília.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.