30/08/2016 às 20h04min - Atualizada em 30/08/2016 às 20h04min

Confira algumas sugestões para melhorar sua imagem dentro do local de trabalho e crescer profissionalmente

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Todo profissional dedicado sabe que, para atingir o sucesso, é preciso investir bastante na construção de uma imagem profissional que transmita segurança e empenho aos superiores e demais colegas de trabalho. Porém, cultivar ações e atitudes que melhorem o relacionamento interpessoal, e se aprimorar tecnicamente são tarefas difíceis, que exigem muita atenção e reflexão. Antes de mais nada, é preciso que você descubra quais são os talentos, conhecimentos e habilidades que mais se destacam para poder continuar fazendo um bom trabalho. Mas, talvez a parte mais difícil do processo seja justamente o lado oposto: refletir sobre quais são suas dificuldades, para que possa evoluir enquanto pessoa e profissional.

 

Mas, apesar de complicada, a tarefa de melhorar a imagem profissional traz inúmeros benefícios, aliviando a pressão e o estresse cotidianos dos ambientes de trabalho e construindo relações fortes, baseadas na confiança entre os funcionários da empresa. Além disso, com algumas atitudes simples, você também melhora a sua “marca pessoal” – ou seja, aumenta suas chances de ser promovido, de ser recomendado para outros empregos e de conquistar ótimas oportunidades. Confira abaixo dez sugestões que irão te ajudar a seguir o caminho do crescimento profissional, e aproveite para colocá-las em prática imediatamente!

 

1. Busque se conhecer

Antes de mais nada, é essencial que você faça uma atenciosa autoanálise que te dará uma noção de quem você realmente é e onde deseja chegar. Ao estabelecer objetivos profissionais mais claros, você passa a dar mais importância para algumas mudanças que te conduzirão ao caminho mais assertivo. Para isso, uma boa sugestão é se imaginar como uma marca, que precisa ser valorizada e reconhecida. Cultive sua marca pessoal tendo em vista quais são suas habilidades e seus conhecimentos que te definem como um bom profissional. Por exemplo: se no seu emprego você lida com o público, tenha em vista que precisa ser uma pessoa muito comunicativa, e que saiba se expressar de maneira a convencer as pessoas de uma ideia. Invista em um bom curso de oratória para aprimorar esse aspecto e procure se especializar cada vez mais. A qualificação é o primeiro passo rumo ao reconhecimento.

 

2. Procure ajudar seus colegas

Oferecer ajuda é uma das melhores formas de ser reconhecido. As pessoas sempre admiram quem está disposto a ajudar. Ao recomendar oportunidades aos colegas, você se torna uma referência de pessoa atualizada e por dentro das novidades. Além disso, conquista a confiança das pessoas e, claro, seu agradecimento e amizade.

 

3. Se comporte adequadamente

Dentro do ambiente de trabalho, seja sempre educado, comprimente todos os funcionários e mantenha um ar otimista. Evite falar alto, e nunca comprometa o trabalho dos colegas. Manter a postura ao se sentar e ao fazer as pequenas refeições dentro do ambiente de trabalho também são boas atitudes que devem ser cultivadas. A forma com que você se veste também merece atenção: procure adequar sua vestimenta às exigências da empresa, evitando as extravagâncias. Algumas pesquisas indicam que pessoas com uma aparência mais harmônica têm maiores chances de ocuparem cargos com remuneração mais alta – por isso, invista nos detalhes e no requinte ao se vestir cotidianamente para o trabalho.

 

4. Frequente o happy hour com o colegas

Quando se sentir confortável, procure sair com os colegas de trabalho. Mesmo que você seja novato na empresa, conhecer as pessoas fora do ambiente de trabalho pode ser uma forma interessante de estreitar vínculos e de criar laços mais estáveis. Mas lembre-se de respeitar o espaço das pessoas, e de manter os hábitos adequados. Evite os excessos e evite ficar até muito tarde no restaurante ou barzinho.

 

 

 

5. Saiba se expressar

Evite as palavras vulgares e a linguagem difícil de ser compreendida. Às vezes, na tentativa de impressionar as pessoas com um vocabulário mais requintado, acabamos deixando a mensagem a ser transmitida escapar, dificultando muito a conversação e solução dos problemas. Procure ser natural e não opinar sobre assuntos que não domina, evitando a arrogância e prepotência.

 

6. Se ocupe

Mesmo que você já tenha terminado seu trabalho antes do final do expediente, nunca fique de braços cruzados. Procure adiantar os serviços do dia seguinte, se disponha a ajudar algum colega que está atrasado nas produções e pense em estratégias que possam melhorar o desempenho da empresa. Nada impressiona mais um chefe do que um funcionário eficiente e preocupado com o funcionamento de todos os processos dentro da instituição. Esse tipo de atitude pode ser a peça chave para que você seja promovido, ou para que ganhe algum tipo de bonificação.

 

7. Mantenha o bom humor

Muitas vezes, não conseguimos evitar que os problemas pessoais fiquem fora da empresa. Claro, ninguém é obrigado a estar 100% feliz o tempo todo; mas, na medida do possível, procure evitar o mau humor. O pessimismo dentro do ambiente de trabalho acaba prejudicando a produção de todos, e comprometendo muito sua imagem pessoal. E não se esqueça de que o bom humor em excesso também é prejudicial. Tome cuidado com as piadas de mau gosto e respeite os limites dos demais colegas.

 

8. Pergunte sempre

Se você não entendeu qual tarefa foi proposta, não tenha vergonha de perguntar. Peça mais detalhes ao seu chefe e se mostre sempre interessado em aprender mais sobre sua função. Dessa forma, além de demonstrar responsabilidade, você ainda amplia a relação com seus superiores, e evita os famosos erros de comunicação que podem comprometer seu trabalho e a satisfação do seu chefe.

 

9. Saiba levar um puxão de orelha

Todas as vezes que você receber uma crítica, procure reagir com maturidade. Nada de ficar horas tentando se justificar: peça desculpas pelo seu equívoco e assuma a responsabilidade de se esforçar mais para evitar novos deslizes. Uma pessoa que procura admitir seus erros costuma ser bem vista profissionalmente. Caso o problema seja mais sério e envolva mais pessoas, procure resolvê-lo de forma diplomática, evitando colocar a culpa nos outros e se posicionando de forma justa e educada.

 

 

10. Saiba se dar o valor

Não seja prepotente em se achar muito qualificado para determinadas tarefas, mas nunca se esqueça do seu valor e de seus talentos profissionais. Quando conquistar alguma coisa dentro da empresa, ou no momento de se posicionar em alguma reunião, procure evitar o uso da primeira pessoa do singular o tempo todo. Por exemplo, ao invés de falar “eu consegui uma nova parceria”, use “conseguimos uma nova parceria”. Essa atitude suaviza a fala ao mesmo tempo em que deixa subentendido que foi uma conquista sua.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.