20/08/2016 às 10h57min - Atualizada em 20/08/2016 às 10h57min

Chumbinho desiste da candidatura a vice-prefeito de São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: arquivo JE
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: arquivo JE

Eliam Bianchi, o conhecido Chumbinho, não será mais candidato a Vice-prefeito de São Roque na chapa com Cláudio Góes (PSDB), atual candidato a prefeito. A decisão ocorreu devido a um processo criminal que o empresário responde pela comercialização de produtos alimentícios com prazo de validade vencida, em um supermercado do qual é sócio em Mairinque. A notícia da desistência Chumbinho foi divulgada na noite de sexta-feira (19) durante o lançamento da campanha no comitê da Avenida Bandeirantes.

“Comunicamos aos nossos vereadores e a população que nos apoiava naquele momento do lançamento da campanha. Avaliamos junto ao grupo que no momento não era interessante darmos prosseguimento a campanha junto (com Cláudio Góes) por conta deste processo. Assim, decidi ceder neste momento e abdicar da minha candidatura”, afirmou Chumbinho em entrevista ao Jornalista Vander Luiz.

O processo ao qual chumbinho se refere foi aberto em 2012 e consta que policiais civis estiveram em um dos supermercados do qual o empresário é sócio, atendendo a uma denúncia anônima de que o comércio estaria vendendo produtos impróprios para consumo.

As autoridades encontraram alguns produtos com o prazo de validade vencido no estabelecimento e um processo criminal foi aberto contra o político e mais três pessoas com ligações com o supermercado: dois deles sócios do empreendimento e o proprietário do produto vendido irregularmente.

“Cumpre ressaltar que, embora não tenha sido registrada a venda de produtos em situação regular, o crime em questão consumou-se com a simples exposição das mercadorias a venda. Neste sentido, relembro que o tipo penal em tela é misto alternativo, consumando com a prática de quaisquer das condutas nele descritas”, diz um trecho do processo que considerou os réus culpados em 2014. A pena avaliada no processo é a de prestação de serviços comunitários e multa.

Chumbinho e os envolvidos recorreram da decisão judicial, perdendo em primeira e segunda instância, a última decretada por 2 votos a um em agosto deste ano. Apesar de, se mantida a condenação, Chumbinho e os envolvidos no caso terem que arcar com penas leves, a situação poderia complicar a situação do político devido a Lei da Ficha Limpa, aprovada em 2010 e que torna inelegível por oito anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos, como é o caso de Chumbinho.

Nossa redação chegou a conversar com Chumbinho, na quinta-feira (18). Na época, ele afirmou que ainda tinha intenção de continuar na campanha. Sobre o andamento do processo, o empresário afirmou que seu advogado já está recorrendo novamente da decisão judicial e espera uma decisão favorável da justiça, visto que apesar da irregularidade, fruto de um equívoco por parte do estabelecimento comercial, nenhum cliente do supermercado foi prejudicado. “É importante deixar claro que, os produtos (vencidos) não foram vendidos. Eles não foram comercializados ou consumidos por ninguém”, disse a nossa redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.