19/08/2016 às 12h58min - Atualizada em 19/08/2016 às 12h58min

Homenagens da Professora Gema a São Roque e Nossa Senhora continuam a emocionar

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Rafael Barbosa

As tradicionais homenagens feitas pela professora  Gema Francisca Masetto Alonso a Nossa Senhora e São Roque mudaram de lugar, mas ainda continuam a emocionar a população durante as Festas de Agosto. Após anos realizando as apresentações em frente a sua antiga casa, localizada na Rua Rui Barbosa, após deixar a residência este ano, a professora mudou o local de sua apresentação para a Praça dos Correios, ao lado do Posto de Informações, que fica a poucos metros do antigo local onde realizada suas homenagens religiosas. 

A mudança do local de apresentação trouxe novos desafios, mas o resultado final superou todas as expectativas.  A primeiro homenagem, realizada na segunda-feira, dia  15, apresentou o tema “Maria Mãe” com quadros que retratavam a vida e morte de Maria, mãe de Jesus. “Todos os anos me vem uma inspiração diferente, e neste ano fico até emocionada por este tema que mostra as etapas marcantes da vida de Maria. Além de ser uma grande homenagem a todas as mulheres, principalmente as mães”, comentou Gema quando foi entrevistada pela nossa reportagem antes das apresentações.

Na terça-feira, dia 16, foi a vês de homenagear o padroeiro da cidade, em uma apresentação que destacava as riquezas de São Roque. “Escolhi o tema ‘São Roque protegendo os nossos produtos, nossas riquezas’, sendo elas a uva (que também representa o vinho), a alcachofra e as orquídeas. Assim teremos uma decoração baseadas neste tema, contendo esses produtos”, disse, ao afirmar também que o tema foi abordado para pedir proteção ao padroeiro. A apresentação também contou com o apoio do Coral da CCI que realizou uma performance que emocionou os presentes com seus cânticos religiosos.

Para atender as necessidades da população, cadeiras foram colocadas no local para que as pessoas pudessem assistir a apresentação e as procissões de forma confortável. 

Realizadas desde 1998, as apresentações de Gema tornaram-se tradicionais e são tratadas com enorme respeito e admiração pela população e pela procissão. Quando a imagem de nossa senhora chega ao local da homenagem, as pessoas que carregam o andor viram a estátua da santa para os presentes, que aproveitam o momento para orar e louvar.

Igualmente comovente é a passagem da imagem do padroeiro do município, pois ao chegar ao local é realizada uma pequena pausa, onde se eleva o cântico de São Roque o Peregrino , que narra a história do santo.

As demonstrações de respeito, fé e carinho, visivelmente emocionada a professora Gema, que com os olhos marejados recebia os cumprimentos das população pela bela homenagem prestada. "É emocionante, está tudo muito bonito. Só peço a Deus que me dê forças e permita que eu continue a realizar este trabalho", concluiu. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.