08/11/2013 às 09h48min - Atualizada em 08/11/2013 às 09h48min

Novembro Azul conscientiza população para diagnóstico do câncer de próstata

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17 de novembro. Vamos conscientizar a população sobre a importância do exame!

Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, foi criada a campanha “Novembro Azul”, também promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) que tem como tema em 2013 “um toque, um drible”, ressaltando a importância de por um fim no preconceito contra os métodos utilizados para a realização da constatação do tumor.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

De acordo com especialistas, os homens estão mais conscientes, não tanto quanto as mulheres, que vão ao ginecologista desde adolescentes, mas é notável que a resistência para a realização do exame diminuiu.

O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico de toque retal - exame que enfrenta a resistência de muitos homens - combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado no dia 17 de novembro. Vamos conscientizar a população sobre a importância do exame!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.