18/08/2016 às 18h16min - Atualizada em 18/08/2016 às 18h16min

Orçamento apertado? Confira 4 dicas para economizar nos gastos com seu pet

Da redação Foto: Diuvulgação
Da redação Foto: Diuvulgação

Por mais gratificante e divertido que ter um pet possa ser, criar um animal de estimação não é barato. Além dos gastos mensais com ração, banho, tosa e mimos, existem também os gastos anuais com vacina e alguns emergenciais e esporádicos, como castração e consultas médicas.

 

Com a situação econômica que permeia o Brasil, todos buscam maneiras de economizar e deixar o orçamento um pouco mais folgado no final do mês, com isso, muitos donos de animais estão buscando alternativas para gastar menos com seu bichinho de estimação.

 

Porém, como os animais precisam de um certo padrão mínimo de vida para se manterem saudáveis e felizes, é muito importante saber o que é possível cortar e o que deve ser mantido, apesar dos valores, para não afetar a qualidade de vida dele.

 

Compre em grandes quantidades

Por mais que os gastos com a ração sejam os mais expressivos nas contas do final do mês, é importante que a qualidade do alimento seja mantida para garantir a saúde do seu bichinho. Não troque por alternativas muito mais baratas, já costumam ter muito mais carboidratos e menos proteínas.

 

Uma alternativa para diminuir a expressividade do valor da ração é comprar uma vez por mês, em maiores quantidades. Ao invés de 3 kg, adquira um pacote maior, de 10 kg, por exemplo. Quando colocados na ponta do lápis, a diferença nos valores pode ser bem expressiva.

 

O mesmo vale para itens de higiene, como tapetes higiênicos e fraldas; e remédios muito utilizados, como os de aplicação mensal contra pulgas e carrapatos. Comprando em maiores quantidades, é possível, ainda, obter descontos e, no caso de compras on-line, não precisar pagar a taxa de entrega.

 

Prevenir é a melhor alternativa

Tratando-se de animais de estimação, um dos maiores responsáveis por rombos no orçamento da família são as idas inesperadas ao veterinário. Emergências acontecem, e muitas vezes é preciso correr para o pet shop mais próximo e arcar com custos relativamente altos, entre consultas e medicações.

 

A contratação de um convênio médico animal vem crescendo muito entre donos de cães e gatos e se mostra muito compensatória. Com planos por menos de R$ 50 mensais, é possível garantir atendimento ambulatorial, medicação e consultas na rede credenciada do seguro.

 

Isso diminui muito as contas, uma vez que uma consulta simples, com medicação na veia, gira em torno de R$ 150. Você assume um compromisso mensal com um valor relativamente baixo, protegendo o seu bichinho e o seu bolso de grandes gastos inesperados.

 

Além dos convênios, cuidar em casa da saúde do seu animal também é uma maneira de prevenir-se contra doenças. Escovação diária dos dentes diminui a aparição de tártaro e problemas dentais. Fazer ao menos uma consulta por ano no estilo check-up, também permite descobrir possíveis problemas antecipadamente, evitando doenças graves.

 

Diminua as idas ao pet shop

É comum querer comprar um ou dois mimos para o seu bichinho sempre que você dá uma passada na loja de animais do seu bairro. Cortar esse ímpeto pode representar uma economia razoável no final do mês.

 

A quantidade de banhos também pode ser repensada como forma de economizar com os gastos mensais. Muitos donos dão mais banhos e fazem mais tosas do que o necessário em seu animal.

 

Converse com o seu veterinário para chegar em um número ideal de banhos e tosas mensais e, se possível, torne ao menos o banho uma atividade caseira. Com os produtos certos, um banho em casa é tão eficiente quanto o de um pet shop. Deixe para os profissionais em animais apenas o corte das unhas e a tosa ocasional.

 

Descontos e cartão fidelidade

Se você tem o hábito de comprar com muita frequência em uma única rede de pet shops ou fazer muitas aquisições on-line, é provável que tenha alguns pontos acumulados no programa de fidelidade da loja, ou que encontre alguns descontos disponíveis para uso.

 

A maioria das lojas oferece 10% de desconto na sua primeira compra e em promoções sazonais. Busque aproveitar essas oportunidades para economizar nos gastos com o seu animalzinho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.