12/08/2016 às 16h55min - Atualizada em 12/08/2016 às 16h55min

Barracas da Igreja e das Instituições Beneficentes oferecem um festival de sabores

Raquel Faria - Foto: Raquel Faria
Raquel Faria - Foto: Raquel Faria

A Festa de Agosto é uma grande quermesse, e as comidinhas servidas em diversas barracas são um dos atrativos que levam tantas pessoas para o centro da cidade nessa época do ano.

São servidos; massas, lanches, comida oriental, acarajé no prato, batatas recheadas, espetinhos de carne, sopas, porções (batata, mandioca, polenta e calabresa), mini pizzas, doces típicos e caseiros, crepes, churros, pasteis doces e salgados.

A maioria das barracas são de obras assistenciais e instituições beneficentes, as pessoas que trabalham são voluntárias e muitas vezes vêm de outras cidades para contribuir nos serviços. Os fundos arrecadados vão todos para as obras e ajudam na concretização dos objetivos traçados por cada uma delas.

Sueli Forti é participante do Rotary Club de São Roque, a barraca serve yakissoba, lanches (o de costela é o diferencial) e bebidas. “O Rotary é uma instituição de serviço, nosso objetivo é servir a população”. Ela nos conta que o Rotary foi inaugurado em 1942 e está no mundo todo, sendo que um dos seus principais objetivos é a erradicação da poliomielite, doença que afeta a medula espinhal e pode causar paralisia parcial ou total. Ela explicou que cada cidade pode ter vários Rotarys, basta ter mais de 20 participantes para fundar um novo. No caso de São Roque temos dois Rotarys.

Tiago, do Instituto Quero Ser, que oferece aulas multidisciplinares para crianças carentes, fala da importância de estar na festa, não apenas pela arrecadação financeira, mas também porque as pessoas tem a oportunidade de saber da existência da ONG.

Já Os Batuqueiros da Vila Aguiar tem como objetivo arrecadar fundos para criar o bloco de carnaval. É a primeira vez que estão com a barraca na festa, mas além dos lanches e churrasquinhos fazem os seus batuques e levam alegria aos que passam por ali.

Na praça e na Av. João Pessoa estão expostas as barracas da igreja. Tem a barraca das imagens, com diversos tipos e tamanhos de esculturas de São Roque, a de massas, doces e salgados caseiros e as de aperitivos e vinhos, de lanches e as de pastéis.

A prefeitura disponibiliza pontos de água e esgoto e tudo é acompanhado de perto pela vigilância sanitária, garantindo a higiene dos produtos oferecidos.

Há quatro anos as barracas da igreja passaram a ter um sistema informatizado, garantindo maior agilidade no atendimento e controle interno, junto com isso passaram a aceitar cartões de débito o que facilita a forma de pagamento.

Agnaldo Grando morador de São Roque estava com a família em uma barraca de massas, ele conta que já passou por várias barracas desde que a festa começou e que sempre acaba voltando no dia seguinte.

É nesse clima festivo que o atendimento nas barracas acontece, pois os voluntários fazem tudo com muito carinho e com a consciência de que muitos frutos bons serão colhidos desse trabalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.