12/08/2016 às 09h48min - Atualizada em 12/08/2016 às 09h48min

Jovem tem celular roubado enquanto jogava Pokémon Go em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa / Com informações do São Roque Notícias - Foto: Reprodução
Da Redação: Rafael Barbosa / Com informações do São Roque Notícias - Foto: Reprodução

Um rapaz teve o seu celular roubado enquanto jogava Pokémon Go em seu celular, na tarde de terça-feira (09), em São Roque, segundo informações divulgadas pelo portal São Roque Notícias. O jovem de apenas 13 anos andava pelo Largo dos Mendes com o celular (um Sansung S7), enquanto jogava o game, quando um rapaz se aproximou e ao puxar o celular das mãos da vítima fugiu do local.

O menino não teve reação e o ladrão sumiu sentido ignorado. Mais tarde, o jovem e a mãe dele, uma professora de 51 anos, estiveram na Delegacia de São Roque onde registraram o Boletim de Ocorrência do furto.

Pokémon Go é um jogo gratuito para celulares que se tornou uma verdadeira febre mundial desde que foi lançado a pouco mais de um mês. O aplicativo chegou ao Brasil recentemente e já se tornou mania nacional. O jogo de realidade aumentada consiste basicamente em encontrar e capturar os monstrinhos através da tela do celular, já que ao utilizar o GPS do aparelho o jogador deve andar pela sua região até que o aplicativo indique que existe um Pokémon por perto. Neste momento basta o jogador utilizar a câmera do celular para procurar o monstrinho, que aparece na tela como se estivesse no ambiente, e capturá-lo.

Problemas para os desatentos

Desde que foi lançado o game tem causado problemas para algumas pessoas, principalmente devido a roubos de aparelhos, já que o fato de utilizar ativamente as funções do celular, obriga os jogadores a estarem com os aparelhos em mãos durante todo o tempo, o que pode atrair a atenção de criminosos.  Desde o seu lançamento oficial, ocorrências de pessoas que foram roubadas já foram registradas no estado de Goiás, São Paulo, Minas gerais e Espírito Santo. Os assaltos também não estão restritos a sexo ou idade. Em São Paulo, por exemplo, um homem de 32 anos teve seu celular roubado por volta das 22h por um ladrão que estava em uma bicicleta, enquanto no Espirito Santo a vítima foi um estudante de 14 anos.

Na verdade alguns criminosos têm utilizado o próprio aplicativo para praticar crimes, utilizando-o para saber onde existem mais monstrinhos e, consequentemente, onde haverá um grande número de pessoas jogando o game.

Entretanto é importante deixar claro que o game não é perigoso, sendo um método de entretenimento saudável desde que usado com moderação e com algumas medidas de segurança. Procure sair com amigos quando for a caça e ao visitar locais públicos, não se distraia demais com o celular, sempre prestando atenção aonde está indo e quem está próximo de você. Evite ir a locais afastados ou durante a noite quando estiver jogando e, sobre hipótese nenhuma, jogue Pokémon Go ao volante.

 Procure jogar o game com moderação por poucos períodos de tempos, afinal estar com o celular nas mãos durante muito tempo pode torná-lo uma vítima em potencial para criminosos. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.