02/08/2016 às 22h48min - Atualizada em 02/08/2016 às 22h48min

Fogão ou Cooktop? Confira dicas para acertar na escolha

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Na hora de montar a casa nova, a cozinha é um dos ambientes que exige maior atenção. Por ser um espaço de uso constante, é preciso estar atento a todos os detalhes para que a disposição da mobília não atrapalhe a circulação das pessoas, e a manutenção e limpeza dos eletrodomésticos seja simplificada. Além dos itens funcionais, pensar no estilo da cozinha também é importante, para que você monte um espaço agradável e harmonioso ao mesmo tempo em que é prático para armazenar os alimentos e cozinhar.

 

Um dos itens indispensáveis a qualquer cozinha é o fogão. Utilizado para preparar alimentos diversos, de refeições complexas a sobremesas simples, o eletrodoméstico está disponível no mercado em diversos modelos, cada vez mais modernos, bonitos e com funções diversificadas. No entanto, apesar de serem maioria nas residências, os fogões vêm perdendo espaço para o cooktop, tipo de fogão de mesa muito valorizado por ser compacto e bastante modernos, já que utilizam a tecnologia do aquecimento por indução. Alguns modelos também funcionam a gás, se for a preferência dos compradores.

 

Apesar das inúmeras vantagens trazidas pelos inovadores cooktops, os fogões continuam apresentando inúmeras vantagens. Por isso, para acertar na hora de escolher entre o tradicional ou o moderno, confira os principais pontos positivos e negativos de cada eletrodoméstico e faça sua escolha com mais segurança e tranquilidade.

 

Fogão

 

A principal vantagem dos fogões é sua versatilidade. Os eletrodomésticos são móveis e podem ser adaptados a praticamente todas as cozinhas. Geralmente os fogões são compostos de mesa e forno, enquanto o cooktop não tem forno embutido. Isso significa que quem opta pelo fogão não precisa investir em um forno elétrico separadamente, reduzindo significativamente os gastos com a compra desse item. Outro ponto positivo dos fogões é que eles executam a tarefa de aquecer qualquer tipo de panela. Do inox ao ferro, é garantido que os alimentos atingirão as temperaturas necessárias para seu preparo.

 

 

Existem basicamente dois tipos de fogões disponíveis no mercado: os convencionais fogões de piso, que ficam em contato direto com o chão; e os fogões embutidos, que podem ser instalados em espaços determinados entre os móveis planejados para a cozinha. Ambos são bastante práticos e a opção por um ou outro modelo geralmente depende do gosto dos moradores da casa. No entanto, os fogões embutidos apresentam a vantagem de facilitar a limpeza da cozinha, já que não precisam ser movimentados por se encontram suspensos. Fique atento às especificações da instalação e respeite o espaço limite para a ventilação, evitando o superaquecimento das paredes, azulejos ou móveis com o qual o fogão embutido tem contato.

 

Cooktop

 

Queridinho dos gourmets, o cooktop têm ganhado cada vez mais espaço em cozinhas domésticas do mundo todo. Além de serem bastante práticos, são, em si, itens decorativos, dando um ar moderno a qualquer cozinha. Estão disponíveis na versão tradicional a gás ou com a tecnologia da indução, através da qual o calor é gerado pelas correntes eletromagnéticas acionadas automaticamente pelo contato das panelas de metal com a superfície das bocas.

 

Nos modelos a gás,  o consumo é semelhante ao dos fogões tradicionais; já nos cooktops elétricos, o calor é gerado a partir de uma resistência parecida com a dos chuveiros. Um ponto negativo desse modelo é que, justamente por funcionarem por indução, não aquecem qualquer tipo de panela. Por isso, se você escolher o cooktop por indução, gastará menos com gás; porém, terá que aposentar as panelas de cerâmica, barro ou alumínio, já que nenhum desses materiais é magnético. Opte pelas panelas de aço multicamadas ou ferro fundido.

 

Uma grande vantagem dos cooktops é a facilidade de limpeza. Por possuírem uma superfície de vidro, são práticos para limpar e evitam os choques elétricos, bastante comuns nos fogões tradicionais. Uma boa ideia é dar preferência aos cooktops que possuem bocas de tamanhos variados – assim você poderá usar panelas de diâmetros variados.

 

De modo geral, os cooktops são bastante práticos, funcionais e estilosos; mas não se esqueça: os modelos por indução necessitam de energia elétrica para funcionar, enquanto os modelos a gás podem ser acendidos com fósforos. Fique atento às especificações da bancada em que o cooktop será apoiado, ela deve ser resistente ao calor e com a espessura determinada pelo manual de instruções de cada modelo. Por isso, na hora de planejar os móveis, leia com atenção as indicações do manual do produto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.