Quando um empreendedor abre um negócio está ciente que antes de começar a apresentar lucro a empresa terá gastos, o que é normal já que primeiro vem o investimento e depois o retorno. Porém é preciso ter um bom gerenciamento de gastos corporativo para gastar o mínimo possível e isso significa ter atenção em tudo dentro e fora da empresa, ou seja, ter o controle desde os gastos na compra de canetas até as taxas que os bancos cobram.
Pague e fuja das dívidas
Se a empresa já caminha e você busca apenas colocar as finanças em ordem o primeiro passo é se livrar o máximo possível das dívidas. Principalmente aquelas de empréstimos em que os bancos cobram taxas de juros altíssimas. Todo empréstimo ou financiamento precisa ser planejado com cautela, se está no vermelho tente renegociar a dívida para uma forma de pagamento que seja mais viável para o perfil da empresa.
Escolha bem os fornecedores
A economia também depende de bons fornecedores, não escolha apenas pelo preço, mas também pela reputação e qualidade. Pesquise sobre a empresa, os produtos, a periodicidade das entregas, se são pontuais e obtenha o máximo de informações possíveis que gere confiança. O que não pode acontecer é qualquer problema direto com o seu cliente, pois ele irá reclamar primeiro para você e não para o fornecedor.
Compras de materiais para o escritório
Para as aquisições de matérias para o escritório é importante que tudo que entrar e sair seja registrados. Muitas empresas, como essa, oferecem um sistema de cartão de crédito recarregável, ou seja, você carrega com o valor que deseja gastar e a pessoal responsável pelas compras o utiliza como cartão de crédito com o limite definido. Outra vantagem de ter um cartão de crédito recarregável para a empresa é que é possível definir determinados locais para o funcionário usá-lo e consultar cada gasto em apps ou ambiente online. Mesmo assim é preciso ter um estoque planejado para evitar que ocorra compras em excesso.
Economia no dia a dia
Muitas empresas utilizam multifuncionais e nesse caso é importante orientar os colaboradores sobre uma forma de utilização mais ecológica. Inserir folhas de sulfite já usadas para rascunhos, mudar a font de impressão para a Ecofont, que é um estilo de impressão em que as letras possuem buracos, que automaticamente economiza na tinta do toner e cartucho (leia mais sobre a Ecofont aqui).
Outra economia no escritório é utilizar energia solar. Por exemplo, durante o dia deixar as janelas abertas ao invés de deixar as luzes ligadas, se no seu escritório isso é possível você vai economizar na conta de luz. Oriente os colaboradores de ao deixar a empresa sempre desligar os aparelhos, como ar condicionado, notebook, entre outros, e nunca deixar em standby, pois gastam energia da mesma forma.
Dessa forma, vimos que pequenas atitudes ajudam a evitar gastos de desnecessários e que em outras situações o planejamento antes da execução é fundamental para um gerenciamento de gastos com sucesso. Pense na forma com que a empresa conduza cada gasto e tenha claramente o que precisa e o que pode melhorar.