28/07/2016 às 08h37min - Atualizada em 30/07/2016 às 13h37min

Entrada dos Carros de Lenha ocorre amanhã em São Roque

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Arquivo JE
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Arquivo JE

O tradicional "Desfile dos Carros de Lenha" será realizado neste domingo, dia 31, a partir das 11h. O evento é realizado nas ruas centrais de São Roque e, para muitos, marca a abertura do Calendário Festivo das Festas de Agosto.

Neste ano deve ocorrer grandes mudanças durante o desfile, uma vez que caminhões e outros veículos não poderão participar do desfile, após um comunicado emitido pela Paróquia de São Roque, organizadores e Polícia Militar no início de junho, por motivos de indisciplina. Assim, será permitido apenas a participação de tratores de pequeno e médio porte.

Confira o comunicado de proibição de caminhões e outros veículos na íntegra:

Estimados Senhores Colaboradores, o Conselho de Assuntos Econômicos (CAEP) e o Conselho de Pastoral (CPP) da Paróquia São Roque vêm por meio desta comunicar:

1. Considerando que os tradicionais doadores de lenha e outros produtos que, anualmente, participam do “Desfile da Entrada dos Carros de Lenha” durante as Festas de Agosto, promovido pela Paróquia São Roque, são pessoas de fé e devoção aos nossos Padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Assunção, como também desfilam de modo ordeiro e respeitoso durante todo o trajeto com seus caminhões e outros veículos;

2. Considerando que a arrecadação das doações é muito importante para o atendimento às Obras Sociais e demais atividades da Igreja, a Paróquia destaca a valorização e preservação da essência deste evento. Porém, observa-se que alguns outros participantes do desfile têm-se portado de modo inadequado durante o mesmo. Constatou-se motoristas dirigindo caminhões em zigue-zague, consumindo bebidas alcoólicas, fazendo freadas bruscas ou acelerando demasiadamente seus veículos provocando, assim, riscos de acidentes.

3. O item acima obrigou a Paróquia a repensar a entrada de caminhões e outros veículos durante o desfile, atendendo à solicitação da Polícia Militar. Sendo assim, a mesma, por meio do seu Conselho de Assuntos Econômicos, juntamente com o representante da equipe coordenadora da entrada dos Carros de Lenha e os Festeiros de Agosto 2016, em contato com a Polícia Militar, buscaram uma solução adequada que não viesse a comprometer o “Desfile da Entrada dos Carros de Lenha” e, ao mesmo tempo, prezasse pela segurança do evento.

4. A cidade conhece o valor da tradição do “Desfile da Entrada dos Carros de Lenha”, por isso, a Paróquia não quer ver este evento ser desvirtuado da sua origem. Diante disto, ficou DECIDIDO o seguinte:

Não haverá a entrada de caminhões e outros veículos durante o evento, que será realizado no dia 31.07.2016. Desfilarão tão somente TRATORES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE trazendo sua doação.

Haverá a fiscalização e o apoio da Polícia Militar para o cumprimento desta decisão.

Será aberto um “Livro Ouro” que estará à disposição com os Festeiros de Agosto 2016, cuja finalidade é receber doações, além daquelas apresentadas no desfile.

O “Livro Ouro” estará aberto a todos os doadores, participantes ou não do desfile.

Como de costume, o convite para o tradicional “Almoço dos Doadores” (24.07.2016) será entregue pelos casais Festeiros.

A Paróquia São Roque espera a aceitação e a compreensão destas propostas. Não queremos que o “Desfile da Entrada dos Carros de Lenha” tenha o mesmo destino de outros eventos que deixaram de existir por falta de planejamento. Por isso, convocamos a participação de todos, especialmente daqueles que com seus tratores e cargas enfeitadas embelezarão e engrandecerão ainda mais este dia especial.

Desejamos, assim, que este evento transcorra dentro da normalidade e com maior segurança. Certamente, nossas famílias agradecerão!

Que São Roque e Nossa Senhora da Assunção continuem abençoando a todos os colaboradores que, a partir da sua fé, fazem a sua inestimável doação.

A Paróquia São Roque e os Festeiros de Agosto 2016 agradecem!

São Roque, 07 de junho de 2016.

Conselho de Assuntos Econômicos e Conselho de Pastoral da Paróquia São Roque

Polícia Militar de São Roque

Festeiros de Agosto 2016

Representante da Equipe Coordenadora da Entrada dos Carros de Lenha


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.