26/07/2016 às 21h35min - Atualizada em 26/07/2016 às 21h35min

O estilo e o conforto dos SUVs

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Os carros grandes com utilitários esportivos chamam a atenção por onde passam. Os famosos SUVs, no inglês Sport Utility Vehicle, conquistaram os brasileiros em 1956 com a chegada do modelo Ford Rural Willys, da Ford, com potência de 90 cavalos e uma tração de 4x4.  Em 2000, os SUVs no brasil representavam cerca de 1% do total das vendas e hoje esse número chega em média a 12%.

 

Os SUVs conseguem reunir espaço e conforto em um mesmo ambiente, que através de uma direção mais elevada permite que o condutor veja sobre os outros carros na via, isso ajuda a deixar o motorista mais seguro sobre todos os pontos na pista. Essa sensação é o que leva pessoas com muitos membros na família adquirir um SUV não apenas para viagens, mas também para a rotina do dia a dia.

 

Outra característica positiva do SUV é que pelo espaço interno pessoas altas não precisam se preocupar com o espaçamento entre as pernas ou com a cabeça no teto, alguns modelos oferecem lugares para até seis pessoas nos bancos de trás. O porta-malas é grande o suficiente para caber a bagagem de todos os membros da família.

 

Esse tipo de carro é perfeito para andar em terras e estradas, mas por sua versatilidade e conforto é usado bastante nas pistas também. Um ponto negativo é o seu alto consumo de combustível e esse é o maior desafio das montadoras. A Citröen, por exemplo, apresentou o novo Aircross 2017, que segundo a montadora, tem um motor mais econômico aprovado pelo Inmetro com selo A de baixo consumo, além disso, conta com um botão eco no câmbio que reduz até 5% o consumo de combustível em ciclo urbano. Isso significa que o alto consumo de combustível dos SUVs é cada vez um problema menor.

 

Os SUVs tem em média cerca de 1,70 metros de altura e 20 centímetro de altura em relação ao solo. Esses dados podem ser para menos ou mais, mas essa é a média. Quanto maior a altura menor é o grau de estabilidade, por isso que durante as curvas o SUV tem uma facilidade para capotar dependendo da velocidade. Então é preciso que o motorista tome muito cuidado com certas curvas.

 

Em geral os SUVs são estilosos e cabem a família toda para passeios simples ou grandes aventuras. Apesar de o preço ser mais caro em relação aos carros convencionais são muitos os modelos no mercado que representam bem o estilo SUV.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.