08/07/2016 às 09h35min - Atualizada em 08/07/2016 às 09h35min

Plano Municipal de Cultura é aprovado em São Roque

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

São Roque agora conta com um Plano Municipal de Cultura (PMC). A conquista ocorreu com a aprovação do Projeto Lei nº 044-E, de autoria do Poder Executivo, que estabelece o plano que traz diretrizes, prazos e metas para o movimento cultural são-roquense para os próximos 10 anos, em um feito inédito na história do município.

O plano municipal é baseado nas necessidades culturais do município e tem validade até 2025, e foi baseado na necessidade e no potencial cultural do município, através de dados obtidos pela comunidade artística e civil de São Roque e do Governo Municipal, através do Fórum Permanente de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura. “Tivemos a oportunidade de planejar como queremos que a cultura do nosso município esteja daqui há 10 anos e estabelecemos um planejamento para que alcancemos este objetivo”, afirmou o Presidente do Conselho Municipal Edson D’aisa.

O plano é baseado em oito vertentes, que vão desde a descentralização da produção cultural, para que as ações artísticas da cidade não fiquem restritas apenas a Brasital e possam ser levadas também aos bairros, até a obtenção e melhoria de equipamentos utilizados nas ações culturais, como a implantação da sala multiuso, cujo espaço está localizado na Brasital e que deve estar totalmente operacional em 2020. Com o planejamento correto, o movimento artístico da cidade, que vem ganhando força com os anos ganha uma importante ferramenta para ser uma referencia na região, levando o acesso a cultura em todas as suas vertentes, desde apresentações artísticas até a preservação da história do nosso município.

Segundo o membro da comissão de elaboração do plano municipal de Cultura, Marco Noggerini, é importante lembrar que o PMC tem o objetivo de ampliar e direcionar o movimento cultural de São Roque, que já cresce a cada ano e conta com inúmeras conquistas, como o Fundo Municipal de Cultura, que financia projetos artísticos municipais em diversas vertentes. Dois exemplos de projetos bem sucedidos e financiados pelo fundo são o  portal Arquivo Histórico Digital de São Roque e a peça teatral Através de Alice: Sono, Sonhos, Soluços e Suspiros. O edital para os projetos referentes a 2017 deve ser aberto em outubro.

Segundo Edson D’aisa, é importante que os artistas e a comunidade em geral participem e contribuam com nossa cidade, pois é exatamente para isso que estas políticas públicas são criadas, para beneficiar a todos. “As pessoas interessadas podem acompanhar o Fórum Permanente de Cultura, que acontece em toda primeira segunda-feira do mês, as 19h, na Brasital. Temos também o blog do Conselho, através do conselhomunicipaldeculturasr.blogspot.com.br, que oferece muitas informações, além de nossa página no Facebook”, completa.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.