28/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 28/06/2016 às 00h00min

Empresa sustentável também economiza!

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Nos últimos anos, a responsabilidade ambiental tem se tornado uma postura cada vez mais desejada (e cobrada) nas grandes e pequenas empresas. E não pense que isso se deve apenas ao marketing social gerado. É verdade que muitos consumidores valorizam muito as empresas que adotam atitudes “verdes” no dia a dia, mas essa postura também traz muitos benefícios para as organizações, sendo que o mais visível é a economia. Pequenas mudanças de atitude podem fazer muito bem para o meio ambiente, e também podem fazer muito bem para o seu bolso.

Ao diminuir os impactos da sua empresa na natureza, você também reduz a produção de lixo e o desperdício de matéria prima. Basta fazer um estudo ou comparação rápida para entender a diferença que isso pode fazer nos seus gastos mensais, que podem diminuir na casa dos milhares de reais.

Para ajudá-lo a aplicar essas mudanças na sua empresa, listamos algumas medidas que você pode adotar para ser sustentável e econômico. Confira:

Reduza os gastos com impressões

Sabemos que é muito mais prático imprimir todo e qualquer documento que chega até você, por diversos motivos. Mas as impressões consomem muitos recursos como papel, energia elétrica e suprimentos, como o Toner Lexmark. Sabemos que não é possível eliminar as impressões, mas é possível reduzi-las. Implemente uma política no escritório para que seja impresso apenas o indispensável. Outra medida que faz diferença é adotar as impressões no modo econômico, que consome muito menos toner. E, já que estamos falando em toner, também é importante sempre utilizar produtos originais, como esses, que rendem muito mais e aumentam a vida útil da sua impressora, diminuindo o desperdício.

Recicle, reuse, e diminua os gastos com material de escritório

Faça um estudo cuidadoso no escritório para determinar como você pode reutilizar alguns materiais e diminuir os custos. Por exemplo, as folhas de rascunho descartadas podem ser transformadas em blocos de anotação. Caixas de papelão podem se transformar em suportes de arquivos. Embalagens podem ter diversos fins. Outro material que você pode extinguir na sua empresa são os copos de plástico para o café dos funcionários. Forneça canecas para cada um, e elimine esse custo do seu orçamento.

Reduza custos de água e energia elétrica

Você também pode pensar em maneiras de reduzir o consumo (e consequentemente, os custos) de água e energia elétrica. Diminua o uso de ar condicionado, só ligue as luzes quando necessário (experimente abrir as janelas!), desligue aparelhos que não estão em uso. Caso a sua empresa seja grande e tenha condições, você pode planejar um sistema para reutilizar a água. Existem iniciativas que recolhem água da chuva, por exemplo, para uso nos banheiros e na limpeza. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.