25/10/2013 às 09h52min - Atualizada em 25/10/2013 às 09h52min

Prefeitura de Mairinque lança documentário histórico da cidade

O documentário é narrado por pessoas que nasceram, cresceram e que trabalharam na ferrovia de Mairinque

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou o lançamento oficial do documentário “Mairinque Histórica”, no último sábado, dia 19, no plenário da Câmara Municipal. O filme conta a história da cidade, desde sua fundação até os dias de hoje, dando ênfase ao surgimento do município.

O documentário, que contem fotos antigas e trechos de vídeos antigos, é narrado por pessoas que nasceram, cresceram e que trabalharam na ferrovia de Mairinque, além de depoimentos de pessoas que fizeram a história da cidade.

O objetivo desse trabalho, além de divulgar o município, é pedagógico, pois todas as escolas receberão o material para ensinar os estudantes, de uma forma interessante, a história da cidade, que vem sendo esquecida nas últimas décadas.

O Secretário Municipal de Educação, José Francisco Zumckeller, ressaltou que os últimos trinta anos, com o término das atividades na Estação Ferroviária, Mairinque perdeu a sua identidade, e aos poucos as novas gerações cresceram sem saber como a cidade surgiu de fato, que foi por causa da ferrovia. “Com esse documentário, vamos resgatar junto com nossos jovens a história de nossa cidade e as crianças aprenderão como Mairinque surgiu e a importância de se conhecer a origem”, concluiu José Zumckeller.

O prefeito Binho Merguizo, parabenizou o trabalho da secretaria e agradeceu a todos que colaboraram com o documentário. Binho afirmou que é triste saber que muitas pessoas passam todos os dias embaixo daquele pontilhão, e não sabem o que tem lá em cima. “Há uma Estação Ferroviária, uma obra que é marco na arquitetura brasileira, e que o município surgiu em torno dela. Por isso precisamos resgatar a identidade mairinquense”, disse o prefeito”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.