22/10/2013 às 10h18min - Atualizada em 22/10/2013 às 10h18min

Engenharia Ambiental do CEUNSP é reconhecido pelo MEC com excelente desempenho

A avaliação ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro e, entre os diversos itens com nota máxima, os avaliadores destacaram a metodologia

Legenda foto: O diretor Neilo Trindade fala aos alunos durante a comemoração do resultado.

 

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEUNSP foi reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) com uma excelente avaliação, tendo recebido 17 notas máximas nos diversos quesitos analisados. No arredondamento, o curso ficou com a nota 4, mas por pouco não atingiu a pontuação máxima.

A avaliação ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro e, entre os diversos itens com nota máxima, os avaliadores destacaram a metodologia, apoio ao aluno, procedimentos de avaliação de ensino-aprendizagem, experiência de magistério dos professores, salas de aula, acesso aos laboratórios de informática e bibliografias complementar e especializada.

No relatório, os avaliadores destacaram que “as instalações são extremamente amplas, modernas e confortáveis” e que “o curso está em atualização contínua”. Apontaram ainda que “a estrutura curricular apresenta forte opção para uma formação sólida em engenharia” e que “a metodologia de ensino e aprendizagem está totalmente coerente com o processo de avaliação dos estudantes, focada no aluno como futuro profissional mas também como sujeito mediador de transformações na sociedade”.

Com um corpo docente formado por 70% de doutores e mestres, o curso possui objetivos bem direcionados, como aponta a coordenadora Thaís de Almeida Garcia Pizzini. “Caminhamos na direção de um diferencial de qualidade do estudante formado, cumprindo adequadamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além da observação de normativas do conselho profissional. O curso permite que o aluno venha a conhecer as diferentes subáreas ambientais e posteriormente se buscar especialização naquilo que mais se identificar”, aponta a professora.

Ela destaca ainda a participação dos alunos, a qual considera “extremamente importante”, permitindo que a avaliação feita pelo MEC fosse verdadeira e realista. “Foi constatado pelos avaliadores o entusiasmo dos alunos em relação ao curso como um todo, desde a proximidade e apoio dos professores, coordenação e direção junto aos alunos, bem como a estrutura curricular e física adequadas”, afirma.

Para o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA), Neilo Trindade, a nota obtida é muito importante para reforçar e alavancar, por meio de constatações palpáveis, o curso em si e, consequentemente, os futuros profissionais formados no CEUNSP.

Sobre a profissão – A Engenharia Ambiental e Sanitária é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo.

Também avalia o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e   represas. É responsável ainda pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode, ainda, monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.