25/05/2016 às 18h51min - Atualizada em 25/05/2016 às 18h51min

São-roquense une gastronomia e fé para lutar contra câncer raro

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Carlinhos MK
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Carlinhos MK

Nesta semana o Jornal da Economia entrevistou a são-roquense Lilian Sanjuan, que há mais de dois anos luta contra um câncer raro e promove a campanha “Quem segura essa batata?” que recentemente ganhou repercussão nacional ao participar de um quadro no Programa da Xuxa, da Rede Record.

Lilian trabalhava em como Chef de Cozinha responsável pelo almoço e jantar de um bistrô francês em Aphaville (SP) quando começou a sentir fortes dores no abdômen e acabou descobrindo que estava com Pseudomixoma Peritoneal, um câncer raro que atinge uma pessoa em um milhão.

“Tive que parar com todo o meu trabalho e me dedicar somente ao processo de tratamento. Na época não sabia por onde começar, ainda mais por se tratar de uma doença tão rara... Fui informada que de cerca de 190 milhões de pessoas que existem no Brasil, apenas 190 delas possuem esta doença, sendo eu uma delas. Ou seja, não há especialista nesta câncer no Brasil, então estou sempre a base de testes”, comenta Lilian.

A campanha “Quem segura essa batata”
Por sempre amar cozinhar, a são-roquense teve que pensar em algo que poderia fazer para custear o tratamento que tem um custo alto, somado à satisfação de fazer o que se gosta.

“Antes eu trabalhava 15 horas por dia e isso me fazia viva. Amo cozinhar. Assim, decidi fazer coisas de baixo custo que possam ser desfrutados e acessíveis à todas as pessoas. Isso me ajudaria a juntar dinheiro e fazer o que gosto, que é cozinhar. Comecei fazendo pizzas, mas o esforço com a massa me causava muitas dores; logo tivemos a ideia de fazer as batatas recheadas e acabamos criando a campanha, que teve início com divulgação no facebook, ‘boca-a-boca’, e assim as pessoas foram conhecendo minha história e participando das ações”, conta.

Visita da apresentadora Xuxa
Recentemente foi ao ar um quadro gravado entre a são-roquense e a apresentadora Xuxa Meneghel. O programa que é exibido em todo o Brasil na Rede Record, ajudou com que a história e a campanha de Lilian ganhasse ainda mais destaque.

“Eu não sabia nada sobre a visita da Xuxa, apenas minha companheira Néia, e foi tudo uma surpresa. Foi algo sensacional, que eu nunca imaginaria. Com o programa, muitas pessoas acabaram conhecendo a campanha. E além dos presentes dados por ela (forno combinado, ralador de queijo, freezer pequeno e mais alguns acessórios) o movimento de pessoas nos dias das batatas aumentou bastante”, conta.

Após o programa, Lilian começou a receber mensagens, apoio e fotos de diversas pessoas espalhadas por todo o Brasil que agora acompanham e torcem pela saúde e pelo sucesso da campanha da são-roquense.

Novo tratamento
Em busca de um tratamento eficaz para seu estado de saúde, Lilian iniciou recentemente um novo tratamento, onde na fase inicial deverá tomar 12 injeções, onde cada uma custa cerca de R$ 9 mil. Porém, a injeção é direcionada para pessoas com gigantismo, e isto dificultou o processo para que a são-roquense pudesse garantir o tratamento pelo SUS.

“A primeira injeção nós parcelamos, a segunda ganhamos da Xuxa, agora temos mais dez, por isso que sigo realizando meus eventos. Além destas injeções, tenho mais de R$ 200 mil da minha cirurgia realizada no Hospital Albert Einstein que recebo os boletos mensalmente, além de todas as outras vezes que tive que ser internada no mesmo local, uma vez que os hospitais não podem te ajudar e o SUS não oferece apoio para esta enfermidade, que muitas pessoas não sabem nada sobre ela”, explica.

Emocionada, Lilian contou ao JE que paga todos esses boletos e contas com muito amor e carinho, pois quando descobriu a doença tinha apenas 30 dias de vida, o que faz com que ela agradeça e saiba que são por estas contas que ela está aqui. Sua história também fez e faz com que pessoas que estão descobrindo essa doença rara saibam como lidar.

“Hoje as pessoas têm muita dificuldade de estarem mais felizes, reclamam se está calor demais ou frio demais, e é preciso entender que a vida é muito mais do que isso. Temos que trabalhar a nossa fé, nosso espírito e nosso amor. É preciso tratar as pessoas com mais carinho e respeito e vivendo a vida sem reclamar das coisas. Temos que agradecer as coisas mínimas da nossa vida, como dormir de bruços, algo que hoje sinto tanta falta e não posso mais. É necessário prestar mais atenção na vida”, finaliza Lilian.

Para ajudar Lilian, amigos e familiares criaram uma conta destinada à doações. Para ajudar, o banco é Caixa Economia Federal de São Roque, agência 0576, conta poupança 013 9122-1, CPF 262.865.948-41 e a favorecida é Lilian Sanjuan Vasquez Pescuma.

Logo a entrevista completa com Lilian Sanjuan estará disponível no site do JE, para conferir acesse www.jeonline.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.