18/04/2016 às 22h58min - Atualizada em 18/04/2016 às 22h58min

Ar-condicionado sem manutenção aumenta o consumo de energia em 20%

Da redação Foto: Divulgação
Da redação Foto: Divulgação

É comum a revisão de equipamentos como o ar-condicionado somente quando ele apresenta defeitos ou resfria pouco. Quando não se faz a manutenção desse aparelho, o aumento na conta de luz pode chegar até 20% e também pode causar problemas de saúde. Vilão no consumo de energia, o ar-condicionado precisa de vistorias no mínimo de 6 em 6 meses. Caso isso não seja feito, a sujeira acumulada prejudica o bom funcionamento da máquina o que faz com que ela trabalhe de forma menos eficiente e assim, acabe consumindo mais. Outro possível dano desse acúmulo de sujeira é a queima do compressor, o que pode causar um curto-circuito.

 

Com uma variedade enorme de modelos de ar-condicionado, a economia de energia também é influenciada pela escolha certa do aparelho.

 

Deve-se verificar o tamanho da área que ele irá refrigerar, o número de pessoas que frequentam o espaço e a quantidade de máquinas instaladas que produzem calor. Esses fatores são levados em conta para saber qual ar-condicionado possui capacidade correta, que não irá sobrecarregar seu funcionamento e consequentemente gastar mais energia.

 

Estar atento a essa especificação vai poupar posteriores mudanças de aparelho, gastar menos dinheiro e contribuir com o meio ambiente.

 

Outros item que merece cuidado na manutenção é o filtro. Por ser o responsável de barrar a poeira e os resíduos, uma simples limpeza com água em um intervalo de 15 em 15 dias garante um melhor funcionamento. No trabalho ou em casa, o hábito da higienização também previne doenças. Principalmente para os alérgicos, doenças como a asma e a bronquite podem se agravar, caso não haja essa limpeza.

 

Outros sintomas como cansaço, tosse, tonturas, pele ressecada e coceiras podem ser resultado da dispersão maior de bactérias pelo sistema climatizador, por isso a manutenção deve ser regular.

 

Seja pela economia de dinheiro ou pelo cuidado com a saúde, manter seu aparelho de refrigeração em bom funcionamento e limpo garante maior tempo de vida ao ar-condicionado, evita defeitos futuros, mantém a qualidade da refrigeração e proporciona uma vida mais saudável para sua família ou colegas de trabalho.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.