Aquela ideia de que albergue é coisa de mochileiro meia-boca, que dorme em qualquer biboca, não está com nada. Esse conceito começou a mudar na última década e, hoje, tem muito albergue melhor que hotel, com quartos mais modernos e confortáveis. Ah! Falha minha: ninguém mais chama albergue de albergue. Agora, é hostel.
No Rio de Janeiro, terra das Olimpíadas e dos hotéis caríssimos, há vários hostels com quartos para casal dignos de hotel-butique, a preços módicos. As tarifas, na verdade, variam muito de acordo com o período da viagem e o dia escolhido. Muitas vezes, até mudam de um dia para o outro! Mas, se for pro Rio nessa época do ano, baixa temporada, dá para encontrar valores desde R$ 170 o casal, ou seja: R$ 85 por pessoa.
Selecionei os 14 melhores, abaixo:
1) Beach Backpacker Hostel
Rua Guilhermina Guinle, 95, 21/3592-2217, Botafogo
Há dormitórios com beliches e também quartos privativos com banheiro e ar-condicionado. Tem ainda cozinha completa, lavanderia, livraria e wi-fi grátis.
2) Bossa in Rio Hostel
Rua Joaquim Murtinho, 531, 21/2146-7423
Lembra uma casa de família descolada. Tem ambientes novos, com paredes brancas mesclando com outras coloridas e móveis modernos. Há quartos coletivos e também suítes, todos com ar-condicionado. A área comum dispõe de cozinha coletiva, lavanderia, bar, mesa de sinuca e computadores com acesso à internet.
3) Botanic Hostel
Rua Jardim Botânico, 448, 21/3795-2883, Jardim Botânico
Além de quartos coletivos com mobília caprichada – tudo impecavelmente branquinho –, há suítes para casais e também para famílias, com uma cama de casal e uma beliche. Dispõe de um bar animado ao ar livre e bicicletas para alugar. Quem quiser pode pegar o skate ou o frescobol emprestados; é grátis.
4) CabanaCopa Hostel
Travessa Guimarães Natal, 12, 21/3988-9912, Copacabana
Instalado em um casarão a três quadras da praia, tem ambiente moderninho e bem-cuidado, duas cozinhas completas, bar e wi-fi grátis. Há quartos coletivos e também individuais.
5) Contemporâneo Hostel
Rua Bambina, 158, 21/3495-1014, Botafogo
Com ambientes moderninhos, projetados pelo arquiteto e artista plástico Alessandro Sartore, é composto por seis suítes com TV a cabo e ar-condicionado, além de quartos coletivos. Um dos ambientes do albergue é chamado de Galeria Wall, espaço no qual ocorrem mostras de artistas e também de hóspedes que queiram expor suas obras.
6) Discovery Hostel
Rua Benjamin Constant, 26, Glória
Moderno e novinho, tem paredes claras combinando com móveis coloridos e vice-versa (alguns ambientes dispõem de paredes coloridas e móveis brancos). Há quartos compartilhados, com beliches, e também privados (com banheiros compartilhados). Na área comum há cozinha equipada e computadores para os hóspedes.
7) Hostel New Ipanema
Rua Barão da Torre, 175, casa 1, 21/2522-2665, Ipanema
Albergue honesto a apenas duas quadras da praia. Há quartos coletivos, com seis beliches, e também individuais, mais arrumadinhos. A área comum tem cozinha comunitária, serviço de lavanderia e wi-fi.
8) Lagoa Guest House
Rua do Humaitá, 392, 21/3518-9000, Humaitá
Tem ambiente simples e ajeitado, com vários tipos de quartos, desde dormitórios até privativos para três pessoas, com cama de casal e uma de solteiro. Há piscina, cozinha, wi-fi grátis e computador com acesso à internet.
9) Lapa Hostel Rio
Rua do Rezende, 43, 21/96672-1937, Lapa
Localizado em uma rua tranquila e, ao mesmo tempo, perto da boemia, tem dormitórios com beliches e quartos para casais, com banheiro compartilhado. A área comum conta com sala com TV, videogame, computador para uso coletivo, wi-fi grátis e cozinha completa. Às sextas e sábados há caipirinha grátis.
10) Leblon Spot Design Hostel
Rua Dias Ferreira, 636, 21/2137-4310, Leblon
Com ambiente clean e moderninho, dispõe de cozinha coletiva, lan house e wi-fi grátis na área comum. Há quartos coletivos e suítes individuais que nem parecem de hostel: tem paredes e enxoval brancos, e móveis de madeira.
11) Manga Hostel Lapa
Rua do Lavradio, 186, 21/3852-5742, Lapa
Apesar de ser um hostel, tem jeitão de hotel-butique. Paredes brancas dividem espaço com paredes de pedra, no estilo “rústico-chique”, e detalhes da decoração dão um ar moderno aos ambientes, como a escada-caracol vermelha e os lustres de ferro coloridos (que são, na verdade, escorredores de macarrão pintados). Além de dormitórios com beliche, há quartos privados e suítes.
12) Margarida’s Pousada
Rua Barão da Torre, 600, 21/2239-1840, Ipanema
A pousada da dona Margarida é um casarão com vários “puxadinhos” ligados por uma longa escadaria. Cada quarto é diferente do outro, tanto em tamanho como na decoração, sempre simples. Seus pontos fortes são o café da manhã caprichado e a localização, a apenas duas quadras da praia.
13) Meiai Hostel
Rua Guilhermina Guinle, 127, 21/3495-4481, Botafogo
Instalado em um casarão numa área bem arborizada, é puro charme. Os ambientes, no geral, são espaçosos e novinhos, com móveis modernos. Nos tetos da recepção e do bar interno há desenhos de pipas coloridas, formando um mosaico. E o agradável terraço ao ar livre dispõe de mesas de madeira com vasos de flores. Tem quartos coletivos e também suítes com ar-condicionado split e TV de LCD a cabo.
14) Oztel
Rua Pinheiro Guimarães, 91, 3042-1853, Botafogo
Comandado por jovens, este hostel tem área comum descolada, com móveis coloridos e bar badalado, frequentado por turistas e cariocas. Há ainda um espaço mais reservado com TV, pufes e almofadas – só para os hóspedes. Os quartos privativos, no último andar, têm decoração moderninha e diferente em cada um deles, com papel de parede e quadros contemporâneos. Todos são equipados com boa cama e TV de LCD. Os coletivos têm beliches com barreiras de proteção nas camas, e são amplos e arejados.