18/03/2016 às 15h18min - Atualizada em 18/03/2016 às 15h18min

Escolas municipais de Alumínio desenvolvem projetos para reforçar a importância do uso consciente da água

Ação faz parte da Campanha Escola Amiga da Água, promovida pela Votorantim Metais – CBA e Secretaria Municipal de Educação

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Durante o mês de março, as escolas municipais de Alumínio/SP, estão debruçadas sobre uma temática importante e que merece atenção: o uso consciente da água. Seguindo as ações propostas pela Campanha Escola Amiga da Água, promovida pela Votorantim Metais – CBA, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, alunos e professores estão, por meio de projetos pedagógicos, mobilizando não só o público escolar, mas as famílias e comunidade do entorno.

As Escolas de Educação Infantil Roberto Ney Novaes de Figueiredo, Vicente Botti e a Creche Municipal Benedita Furquim Dias estão abordando o tema com as crianças através de pinturas, desenhos e atividades lúdicas. Além disso, promovem a troca de informações com as famílias para que o trabalho de conscientização seja ainda mais assertivo. “A ideia é usar a escola como elemento multiplicador e incentivar os pais a participarem da iniciativa com os filhos. Trabalhar de uma maneira mais lúdica garante melhores resultados”, afirma Diná Inez de Oliveira Silva, diretora da escola Vicente Botti.

As escolas de Ensino Fundamental têm trabalhado com diferentes atividades que envolvem alunos, pais e comunidade. Os alunos da escola José Joaquim da Silva estão trabalhando a importância do uso consciente da água através de redações e poesias que serão expostas na escola.

Já na escola José Jesus Paes, os alunos participaram de uma palestra ministrada pela Secretaria do Meio Ambiente de Alumínio sobre a importância da água. Após a atividade, os alunos começaram a elaborar projetos para serem apresentados em uma Feira de Ciências realizada na própria escola. “Achamos fundamental não trabalhar apenas internamente, mas sim mobilizar toda a comunidade. Por estarmos localizados em uma região rural, muitas residências possuem poços artesianos, e, por isso, utilizam a água como se fosse um recurso infinito. Por isso convidamos todos para conhecer a feira, os trabalhos dos alunos e debater o tema” afirmou Cibele Cristina Vilela Xavier de Lima, diretora da escola.

Outra escola que está envolvendo todo o grupo local é a João de Almeida. Segundo a diretora Valquíria de Souza Lopes Oliveira, as crianças do 5º ano começaram a elaborar cartazes com frases e desenhos sobre o uso consciente da água que serão expostos em ônibus e pontos de ônibus da região. “Nossa ideia é mobilizar a população por meio de materiais desenvolvidos inteiramente pelas crianças, saindo do âmbito escolar e entrando no cotidiano da comunidade“, ressaltou Valquíria. Além dessa atividade, a escola realizou uma visita ao “Tancão” da cidade e realizará um painel mostrando a transição de rio limpo para um rio poluído para ficar exposto na escola.

A Campanha Escola Amiga da Água é a primeira ação do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Votorantim Metais – CBA deste ano. Trata-se de um projeto pedagógico que visa incorporar a educação ambiental como valor cultural. Ele é reflexo da importância que a Votorantim Metais – CBA dá aos aspectos sustentáveis na gestão de atividades tanto com o público interno quanto com a comunidade.

 

Premiações

Os resultados dos trabalhos desenvolvidos nas escolas serão analisados e reconhecidos pela equipe do Grupo de Águas e Efluentes da Votorantim Metais – CBA. As escolas autoras dos melhores projetos em cada uma das categorias (Infantil, Fundamental I e Fundamental II) serão contempladas, respectivamente, com a publicação dos melhores trabalhos de desenho nos veículos de imprensa da cidade, uma manhã de atividades no Centro de Vivência Ambiental (CVA) para 40 alunos e um kit com estojo, lápis, caneta e régua do Programa.

Para a gerente geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Votorantim Metais – CBA, Andressa Lamana, não será uma tarefa fácil escolher um projeto diante de tantos bons trabalhos desenvolvidos pelas escolas de Alumínio. “O fato de termos 100% de adesão das escolas municipais participando da Campanha nos mostra a relevância dessa ação que foi planejada com tanta seriedade por nossos profissionais. É notável todo o engajamento das escolas, corpo docente, alunos e comunidade. Todos já são vencedores!”, avalia Andressa.

A premiação será realizada no próximo dia 22, Dia Mundial da Água, a partir das 9h no auditório do Paço Municipal de Alumínio, localizado à Av. Eng. Antonio de Castro Figueirôa, número 100. Durante a cerimônia, além do reconhecimento do melhor projeto, o diretor da Associação de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga, Pablo Campregher, ministrará uma palestra sobre os benefícios da gestão do APA. O encerramento será feito pela diretora do SOS Itupararanga, Viviane de Oliveira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.