O vinho é uma bebida que combina com diversos cardápios. Para a Páscoa, especialmente, ele é o acompanhamento perfeito para todos os componentes da mesa, inclusive do prato principal: peixe. Entretanto, é preciso escolher de maneira correta para que o sabor da comida não seja comprometido.
A maioria das pessoas acredita que o vinho branco é o mais indicado para acompanhar os peixes. Porém, o que poucas sabem é que para avaliar o vinho mais indicado, é preciso levar em conta o tipo de peixe. Tintos tradicionais são perfeitos para serem servidos com alguns deles.
É importante ficar atento. Além de armazenar corretamente os vinhos, é necessário ficar atento ao modo de preparo do peixe. Isto porque cada um deles, fritos, assados, crus ou ensopados, conferem um sabor diferenciado à sua carne e devem ser devidamente combinados.
Quanto mais leve o prato, mais suave deve ser o vinho escolhido para harmonizar perfeitamente a refeição e agradar ao paladar dos familiares e demais convidados. Peixes crus, por exemplo, devem ser consumidos com vinhos leves, enquanto os ensopados pedem vinhos mais encorpados.
Confira os tipos ideais de vinho para cada peixe!
BacalhauA estrela da época da Páscoa é o bacalhau. Pensando nisso, ele deve ser servido de maneira que agrade a todos e seu sabor não seja diminuído ou interferido por conta da bebida escolhida como acompanhamento. Para ele, a dica é investir em vinhos brancos maduros.
SardinhaPeixe de água salgada, a sardinha tem um sabor único e é uma das espécies mais populares entre os brasileiros. Por isso, ela pede um acompanhamento específico, que realce o paladar dos seus convidados no momento da refeição. Os vinhos mais indicados são os brancos ácidos, verdes, pinotgrigio italiano e rosés de vinho verde.
SalmãoPeixe que pode viver em águas doces ou salgadas, o salmão pede um preparo cuidadoso para que seu sabor seja ainda mais valorizado. O mesmo acontece em relação ao vinho que deve ser servido junto a ele. O indicado, portanto, é que eles sejam acompanhados de vinhosrosés ou pinotnoir jovem.
CaçãoDe água salgada, a cação é um dos peixes que mais faz sucesso na mesa dos brasileiros. Ele combina com ensopados e molhos com condimentos e especiarias que valorizam o seu sabor. Para que ele seja o destaque da refeição, a dica é servi-lo com vinhos rosés, viognier francês ou espanhol e espumante brut.
LinguadoA maioria dos linguados vive em água salgada, salvo pelo linguado-de-água-doce. Cada um pede uma maneira de preparo diferente e ambos têm um sabor muito característico. À mesa, ele deve ser acompanhado por vinho sauvignonblanc francês, chileno ou neozelandês, ou prosecco.
AtumConsiderado um peixe nobre, o atum também está entre os mais queridos pelos brasileiros. Com ele, é possível realizar diversas combinações de sabores para as refeições. Em relação à bebida, o indicado é optar por vinho merlot jovem nacional, rosé ou espumante rosébrut nacional.